Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA INTERNACIONAL
MBA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

GENILDA GOMES ANDRÉ
RU 562837

RECIFE/2010
INTRODUÇÃO

Numa época de busca incessante por melhores resultados, a dinâmica organizacional tem sido um assunto muito estudado nos últimos anos, a exigência de adaptação as constantes mudanças que envolvem o ambientecorporativo, fazem com que as organizações freqüentemente tentem identificar modelos e práticas para enfrentar os desafios, onde o fator humano é o diferencial. Sendo assim, as empresas devem proporcionar aos seus colaboradores caminhos de alta eficácia, através de iniciativas voltadas para estes. Entre elas, a Promoção de Qualidade de Vida no Trabalho é um dos mais poderosos recursos.
Ocenário ideal, para qualquer companhia, seria a apresentação da sua força de trabalho atuando com toda plenitude e eficácia. Mas acontece que estamos falando de pessoas, e pessoas estão sujeitas a ter problemas: doenças diversas, dependência química, mau relacionamento na família e no trabalho, frustrações pessoais, desmotivação, estresse, depressão, entre outros.
Na prática, promoverQualidade de Vida no ambiente de trabalho, de forma abrangente e efetiva, só se alcança através de programas bem estruturados e baseados em evidências. Não adiantando achar que os colaboradores precisam disso ou daquilo e implantar ações a esmo. Para o bom desenvolvimento do programa é necessário cumprir as etapas fundamentais corretamente e considerar todos os fatores envolvidos. Será apresentadaneste estudo, a estruturação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho em um posto de trabalho de um digitador, da empresa V&G Serviços Ltda.

PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Nos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, o entendimento do conceito de Capital Humano e a percepção da qualidade no ambiente de trabalho como um ativo gerenciável, vêm ajudando naconscientização dos empresários.
Segundo Albuquerque e Limongi-França (1998), Qualidade de Vida no Trabalho é um “conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho”.É preciso entender o conceito de QVT como o gerenciamento de condições que ultrapassam os limites da organização em termos de melhoria da qualidade de vida dos empregados, em todas as dimensões do seu ser: física, social, psicológica, intelectual e profissional. Portanto a QVT não é determinada apenas pelas características individuais (necessidades, expectativas, valores) ou situacionais(estrutura organizacional, tecnologia, políticas internas, sistemas de recompensas), mas, sobretudo pela atuação sistêmica dessas características individuais e organizacionais.
As reformulações em nível do trabalho constituem o objetivo principal das ações implicadas na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), visando garantir alcance de metas e produtividade, e ao mesmo tempo, o atendimentodas necessidades básicas dos trabalhadores. Sua aplicação conduz, sem dúvida, a melhores desempenhos, ao mesmo tempo em que evita maiores desperdícios reduzindo os custos operacionais.

ESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA DE QVT

Neste estudo, realizado no posto de trabalho de um digitador da empresa citada abaixo, apresentaremos a estrutura do projeto para implantação do programa de QVT, quecontou com o total comprometimento da alta administração e a preparação do nível gerencial, por envolver um espaço maior para a participação dos empregados.

Dados da empresa:
Nome: V&G Serviços Ltda.
Endereço: R. Padre Teófilo Tworz, 87 Prado Recife-Pe
CNAE: 78.20-5-00
Ramo de atividade: Locação de mão-de-obra temporária
Nº de funcionários: 102
Nº de funcionários na função estudada: 02...
tracking img