Qualidade de vida no trabalho - análise teórica e estudo de ações e programas desenvolvidos em empresas da grande vitória.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

As mudanças promovidas pela revolução tecnológica contribuíram para o aumento da produtividade das empresas e para o conforto do homem, no entanto, reações secundárias puderam ser notadas. Isso porque a má utilização das facilidades oferecidas pela modernidade levou as pessoas a uma vida sedentária e os maiores sintomas aparecem em forma de doenças físicas ou psíquicas.

Grandeparte da humanidade passou a sofrer de doenças conhecidas por doenças do trabalho, como LER e DORT. A exigência cada vez maior das empresas, unidas as exigências geradas pela sociedade onde o TER passou a sobressair o SER, resultaram em pessoas que passam a viver a eterna ânsia pela cultuada qualidade de vida, vista erroneamente como sinônimo do maior nível de escolaridade, melhor cargo daempresa e conseqüentemente o melhor carro, o maior apartamento, gerando novas doenças, muitas vezes mais incapacitantes que as físicas e ainda mais difíceis de diagnosticar, as chamadas doenças psicossomáticas, que se apresentam como depressões, ansiedades dentre outras.

Para as empresas, os principais prejuízos são as faltas dos empregados decorrentes de lesões ocorridas no ambiente de trabalho,doenças de cunho hereditário e, em sua grande maioria, provenientes de maus hábitos e doenças de fundo emocionais, agravadas pela grande exigência por melhores resultados. Esses fatores geram um aumento no gasto com planos de saúde e que acabam refletidos na produtividade e no lucro das empresas.

Diante dessa nova realidade, empresas estão buscando investir em programas de Qualidade de Vida noTrabalho, que reduzam os impactos causados na empresa, como absenteísmo, gastos com plano de saúde e redução da produtividade.

1.1- APRESENTAÇÃO

Em grande parte da sociedade a máxima “tempo é dinheiro” ainda vem sendo amplamente disseminado. Apesar de uma onda contrária que prega a “qualidade de vida” como fator mais importante.

Em meio as duas grandes ondas vemos uma adequação de valoresonde a qualidade de vida custa muito dinheiro e para tanto precisamos investir nosso tempo em trabalho. O que encontramos são inúmeros funcionários doentes, fisicamente e emocionalmente, resultados tristes, dessa busca desenfreada.

As empresas em sua essência capitalista continuam a ampliar suas exigências e aumentar suas metas em busca do melhor resultado de produtividade e conseqüentementegrandes lucros.

No entanto na ultima década começaram a surgir empresas que atentas aos problemas gerados em grande parte por elas, decidiram investir na qualidade de vida de seus funcionários, surgindo então um novo termo amplamente utilizado: a “qualidade de vida no trabalho”.

Os programas de Qualidade de Vida no Trabalho são utilizados pelas empresas como forma de despertar em seus empregadosà responsabilidade pelo seu bem estar físico e emocional. As empresas perceberam que as metas e exigências impostas a seus empregados, privam ou dificultam a dedicação e cuidados com a própria saúde.

As empresas passam a assumir o papel de promover ações ou programas que melhorem a qualidade de vida de seus empregados, despertando neles o comprometimento com a saúde e criando subsídios paraque essa qualidade de vida possa ser alcançada.

As empresas que adotam essa postura esperam comprovar após um período o aumento do clima organizacional e um aumento significativo da produtividade. É a política do ganha-ganha, que será apresentada ao longo deste estudo.

O que as empresas buscam saber é se investir em Qualidade de Vida no Trabalho pode representar uma melhoria na saúde doempregado.

Por outro lado, empresas que adotaram a postura de investimento em programas de Qualidade de Vida no Trabalho puderam verificar a redução dos riscos à saúde dos empregados.

2- ANÁLISE DA REVISÃO TEÓRICA

2.1- O NASCIMENTO DE TEORIAS VOLTADAS PARA O BEM ESTAR DO EMPREGADO

As teorias de administração começaram a ser escritas a partir da primeira grande mudança do conceito de...
tracking img