Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diego Maués Fidalgo[1]
RESUMO
A preocupação com a qualidade de vida no trabalho constitui uma realidade empresarial, onde as empresas passaram a perceber a importância de seus funcionários. Um clima organizacional favorável aliado à qualidade de vida no trabalho permite, além de maior produtividade e qualidade, a satisfação dos colaboradores, gerando um ambiente integrado. O presente estudoteve como objetivo avaliar o nível de satisfação dos funcionários de uma clínica de exames e diagnósticos por imagem quanto à qualidade de vida no trabalho. Os resultados obtidos junto aos funcionários demonstraram que apesar da empresa não possuir um programa de Qualidade de Vida no Trabalho, esta foi avaliada positivamente por estes, em diversas categorias, os quais se encontram, em sua maioria,satisfeitos com a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Qualidade de vida no Trabalho. Clima Organizacional. Satisfação.
ABSTRACT
The concern with the quality of life in the work constitutes an enterprise reality, where the companies had started to perceive the importance of its employees. A organizational climate favorable ally to the quality of life in the work allows,beyond bigger productivity and quality, the satisfaction of the collaborators, generating an integrated environment. The present study it had as objective to evaluate the level of satisfaction of the employees of a clinic of examinations and diagnostic for image how much to the quality of life in the work. The results gotten next to the employees had demonstrated that although the company not topossess a program of Quality of Life in the Work, this were evaluated positively by these, in diverse categories, which if find, in its majority, satisfied with the quality of life in the work environment.
Key-words: Quality of life in the Work. Organizational climate. Satisfaction.
INTRODUÇÃO
As condições de trabalho cada vez mais vem se transformando com o passar do tempo, porém, algumasempresas ainda atuam de maneira pouco aceitável, exigindo de seus funcionários altos índices de quantidade de horas trabalhadas, sem descanso devido e sem que o mesmo possa expressar seus desejos, vivendo num ambiente de trabalho nada agradável, e principalmente, sem programas de Qualidade de Vida no Trabalho. Esse panorama encontra-se evoluindo, em grande parte, devido às mudanças e a competitividadecrescente.
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) visa proporcionar um ambiente favorável ao bem estar de todos, na tentativa de humanizar as relações e o trabalho nas organizações, conduzindo a melhorias na execução das tarefas e o conseqüente aumento do nível de satisfação do funcionário com a organização.
Os programas de QVT despontam no cenário empresarial como fruto do conhecimento e depráticas empresariais, demonstrando a importância que os funcionários possuem. A atmosfera do ambiente de trabalho, por sua vez, constitui um fator importante, visto que é por meio dele que organizações tomam conhecimento de como as expectativas dos membros estão sendo atendidas.
O nível de QVT percebido pelo trabalhador produz resultados importantes para a organização, podendo interferir no serviço ena produção. O clima organizacional, por sua vez, corresponde aos aspectos motivacionais a nível pessoal dentro das organizações, permeando as relações entre estas e seus funcionários. A existência de um clima organizacional favorável constitui um fator positivo quanto à satisfação dos funcionários.
Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o nível de satisfação dos funcionáriosde uma clínica de exames e diagnósticos por imagem quanto à qualidade de vida no trabalho, bem como, identificar os pontos positivos e negativos percebidos pelos funcionários quanto ao seu ambiente de trabalho, de acordo com as variáveis estabelecidas.
MÉTODO
O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Por sua vez, quanto aos objetivos, se caracteriza como...
tracking img