Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
PÓS GRADUAÇÃO - MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DISCIPLINA GESTÃO DE RH EMPRESARIAL


RENATA ALVES DA SILVA RA: 233312012













ARTIGO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO















...............................................................................................................................Guarulhos
2012

RENATA ALVES DA SILVA











ARTIGO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO









Trabalho apresentado ao Curso de MBA em Gestão de Negócios da Faculdade ENIAC para a disciplina de Gestão de RH Empresarial.


Profa. Valéria Guedes Caruso

















Guarulhos

2012Resumo





Alcançar a qualidade de vida é o grande anseio do ser humano, que busca tudo que possa proporcionar maior bem estar e o equilíbrio físico, psíquico e social, uma regra para se obter uma vida mais satisfatória.  Profissionais de diversos segmentos dedicam-se a arte de descobrir novas formas e maneiras de obter-se estes anseios.
 
A Saúde, hoje, é determinada pelas váriascondições do meio ambiente, pelas próprias condições de vida dos indivíduos e pelo equilíbrio entre fatores externos e internos do ser humano. Concluímos que o equilíbrio ideal está no equilíbrio global de todos os setores da vida de cada individuo.
 
Naturalmente a qualidade de vida está sendo inserida no meio organizacional das empresas, local onde grande parcela do tempo das pessoas é dedicada.O mercado cada vez mais competitivo e exigente movido pela velocidade das informações geradas por um mundo globalizado e pelos avanços tecnológicos, define o profissional como sendo a verdadeira potência. A motivação e o comprometimento são os combustíveis dessa potência. Portanto a geração de qualidade de vida nas empresas é essencial para obter-se a motivação e o comprometimento e esse conceitoestá tomando formas no Brasil.


[pic]
Palavras chaves (três palavras dos conceitos discutidos)


Introdução



A qualidade de vida no trabalho é um dos novos desafios para a empresa uma maior produtividade e qualidade no trabalho e maior satisfação na vida profissional. A sociedade percebe que a Qualidade de Vida e a Saúde são ativos importantes, envolvendo dimensões física,intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados e na saúde financeira das empresas. Baixa motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade criam uma energia negativa que repercute na família, na sociedade e no sistema médico, vivemos e trabalhamos numasociedade do futuro, mas continuamos a usar os instrumentos do passado. Felizmente, para algumas empresas inovadoras e conscientes, este cenário não faz parte de sua realidade atual. Ambiente de trabalho e a Saúde emocional e física em vantagem competitiva, tendo plena convicção estratégica de que quanto mais eliciar satisfação, mais retorno terão em produtividade, criando assim a visão de umaorganização mais privilegiada, competitiva e equilibrada.
Um programa de Qualidade de Vida existe para gerar estratégias com o intuito de promover um ambiente que estimule e dê suporte ao indivíduo e à empresa, conscientizando sobre como sua saúde está diretamente relacionada à sua qualidade e produtividade.
Não é suficiente ter em mente mudar relevantemente o estado de saúde dos profissionaismas também encorajá-los a cuidarem e gerenciarem sua própria saúde, adquirindo um ganho substancial na sua satisfação e crescimento, assim como no aumento de produção e redução de custos para a empresa.
Estas dimensões facilitam a consciência e o desenvolvimento da saúde integral, assim como a possibilidade de se ter uma visão sistêmica e seu posterior equilíbrio e expansão, pois sabemos que...
tracking img