Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO


Ao observar qualquer ambiente de trabalho é possível analisar e identificar muitos aspectos relacionados à qualidade de vida no trabalho, tais como: financeiros,familiares, pressões, hábitos alimentares, cuidados físicos, estilos de vida, avanços tecnológicos e clima organizacional.
Desde o inicio dos estudos da administração, foi desenvolvido pesquisas quetentavam explicar como os funcionários se tornavam motivados. Foi a partir disso que Abraham Maslow desenvolveu a hierarquia das necessidades, que revela as 5 necessidades para auto-realização, que sãoelas:

* Atender as necessidades básicas ou fisiológicas
* Atender as necessidades de segurança
* Atender as necessidades Sociais ou de associação
* Atender as necessidades deStatus ou Auto Estima
* Atender as necessidades de Auto Realização
Essas necessidades são percebidas até os dias atuais, com as rápidas mudanças nos cenários tanto das empresas, quanto dos indivíduos,a falta de suprir as mesmas afetam diretamente na qualidade de vida nas organizações. As pessoas se empenham se reciclam e aprimoram os conhecimentos a fim de melhorarem de vida e também cresceremprofissionalmente.
Nas palavras de De Marchi ex-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida:
“Nos anos 1998-1999, qualidade de vida é estar saudável, desde a saúde física, cultural,espiritual até saúde profissional, intelectual e social. Cada vez mais as empresas que desejarem estar entre as melhores do mercado deverão investir nas pessoas. Portanto, qualidade de vida é um fator deexcelência pessoal e organizacional.”
Nos últimos anos a qualidade de vida no trabalho das empresas ascende de forma gradativa e sistematicamente dos padrões operacionais para ações corporativasestratégicas. E as empresas utilizam desse método para promover diferencial competitivo.
Segundo Walton (1975) a Qualidade de Vida no Trabalho deve ser analisada em oito categorias conceituais, como...
tracking img