Qualidade de vida no espaço intra–urbano em assis chateaubriand/pr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIMA, Marli Secchi de; DE ANGELIS, Generoso Neto; DE ANGELIS, Bruno Luiz Domingos. Qualidade de vida no espaço intra-urbano em Assis Chateaubriand / PR. In: Geografia: Associação de GeografiaTeorética. Ageteo. V.32, n.1, p.69-87, Rio Claro, São Paulo, 2007.

QUALIDADE DE VIDA NO ESPAÇO INTRA–URBANO EM ASSIS CHATEAUBRIAND/PR

RESUMO

As cidades são cenários que confirmam uma realidade decontrastes sociais, melhor percebido em países em desenvolvimento, onde o crescimento urbano não acompanhou o econômico, resultando em aglomerados humanos. A partir da construção e mapeamento deindicadores das variantes selecionadas é possível analisar alguns aspectos, sobre a qualidade de vida no espaço intra-urbano da cidade de Assis Chateaubriand, referente à distribuição de renda, índices dealfabetização, consumo de água e acesso aos serviços de gestão de resíduos sólidos, constituição das cidades enquanto espaço construído sob a égide do capitalismo, considerando o direito à cidadeenquanto condição elementar a qualidade de vida da população urbana do exercício da cidadania.
No município existe ausência de uma divisão oficial da área urbana para fins de planejamento, interpõe-secomo obstáculo à busca de recortes territoriais, que dependem unicamente da percepção e visão do pesquisador. A área do perímetro urbano de Assis Chateaubriand está dividida em vinte e dois setorescensitários para coleta de dados. A área urbanizada da cidade encontra-se dividida em dezenove unidades espaciais, entre Jardins, Conjuntos Habitacionais e Plano Piloto.
A desigualdadesócio-econômica é evidente na sociedade chateaubriandense, a renda diferencia e implica na configuração dos espaços urbanos dentro da lógica capitalista, a população de maior renda tende a beneficiar-se do processode produção da cidade e os mais pobres à margem, por não dispor de recursos financeiros que permitam sua inserção nesse período. Em relação a gestão de resíduos sólidos um dos grandes dilemas da...
tracking img