Qualidade de vida no ambiente organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Introdução:

A pesquisa foi realizada na Nestlé Brasil Ltda, instada em Caçapava-SP, no ano de 1971, que se localiza, no Vale do Paraíba e possui hoje cerca de 79.000 habitantes.
A Nestlé tem o nome de seu fundador Henri Nestlé, químico alemão que inventou a fórmula da Farinha Láctea.
O Programa de Qualidade de Vida da Nestlé foi implantado em suaSede em São Paulo no ano de 1998 e em Caçapava no ano de 2000, passando por um relançamento no ano de 2006.

O Programa de Qualidade de Vida da Nestlé tem como foco principal, manter o bom relacionamento entre os funcionários e com isto melhorar a produtividade e reforçar a imagem corporativa da empresa.

Metodologia

Trata-se de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, valendo-sede análise documental e aplicação do formulário em Escala Likert.
Rensis Likert, criou a Escala Likert em 1932, sendo um instrumento de abordagem qualitativa e escala de classificação. É um conjunto de afirmativas e negativas que serão respondidas de acordo a uma escala de atitudes.
O formulário da Escala Likert aborda um conjunto de temáticas relativas ao Programa de Qualidade de Vida da Nestlé,com o propósito de medir o grau de satisfação e motivação de seus funcionários em relação ao programa e as demais atividades que a empresa desenvolve.
O universo da pesquisa são todos os funcionários da Nestlé, inclusive os terceirizados, e participaram da pesquisa 142 funcionários da empresa, onde constatou o maior número de respondentes do sexo masculino de idade entre 16 e 55 anos.
Foiutilizadas para a coleta de dados o formulário em Escala Likert, com 40 questões sobre o Programa de Qualidade de Vida da Nestlé, entre estas, havia questões afirmativas e negativas. Os formulários foram aplicados em um único encontro, na própria empresa, com abordagens individuais ou em grupo, onde foi solicitada aos funcionários que respondessem todos os itens do formulário e que as alunas presentesencontravam-se a disposição, para esclarecimento de qualquer dúvida.
Esta pesquisa buscou identificar o nível de satisfação dos trabalhadores em torno de fatores ligados ao Programa de Qualidade de Vida da Empresa.
Os resultados do estudo de caso demonstram uma grande proximidade entre os aspectos reais e os abordados na revisão de literatura, com relação aos indicadores de melhoria da Qualidadede Vida no Trabalho.
Os pontos mais evidentes na pesquisa estão relacionados com questões sobre o Programa de Qualidade de Vida da Nestlé – PQV, Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Familiar, Saúde, Segurança do Trabalho, Comunicação, Motivação, Relações Interpessoais, Clima Organizacional, Liderança, Cultura, Lazer e Esporte.
Verificou-se ainda que a Empresa,ainda não tinha feito nenhuma pesquisa desta natureza e que este fato contribuiu para identificar determinados anseios da classe trabalhadora que atua na área de produção.

Resultados

A pesquisa buscou identificar o nível de satisfação dos trabalhadores em torno de fatores ligados ao Programa de Qualidade de Vida da Nestlé, onde os resultados do estudo de caso demonstram uma grandeproximidade entre os aspectos reais e os aspectos abordados na revisão de literatura em relação ao tema Qualidade de Vida no Trabalho.
O Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da Nestlé, de modo geral, foi classificada pelos funcionários como boa, conforme gráficos abaixo:

Gráfico 1 – Participação no Programa de Qualidade de Vida da Nestlé.

Gráfico 2 – Melhora da produtividade após a implantaçãodo Programa de Qualidade de Vida da Nestlé.

Discussão

A pesquisa permitiu a discussão dos critérios propostos e dos diversos fatores que compõem cada critério com maior profundidade e também a sua modelagem de acordo com o entendimento de cada entrevistado.
A boa receptividade da empresa pesquisada observou-se o interesse dos trabalhadores em participar da pesquisa, eles puderam expressar...
tracking img