Qualidade de vida na terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
BARBARA CLEIA LOPES FONTES RA (1041108)
GERSONICE GOMES DA SILVA SANTOS RA (1043779)
VERA LUCIA PINHEIRO DE SOUZA ALVES RA(1050580)

QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE DE FEIRA DE SANTANA

Feira de Santana – BA
2012

BARBARA CLEIA LOPES FONTES RA (1041108)
GERSONICE GOMES DA SILVA SANTOS RA (1043779)
VERA LUCIA PINHEIRO DE SOUZA ALVES RA (1050580)

Trabalhoapresentado à Universidade de Uberaba, como requisito parcial para obtenção do título de Graduação em Serviço Social.

Feira de Santana – BA
2012



1- Justificativa


Feira de Santana está localizada a 116 km de Salvador, a capital do estado da Bahia. É a segunda maior cidade do estado, sendo o 31º município brasileiro, 13º município não capital mais populoso do país. Apopulação totaliza 571.997 habitantes, sendo 48.365 com idade acima de 60 anos (IBGE2010).
A organização Mundial de Saúde (OMS) define que o número de idosos está aumentando a cada ano no Brasil e no mundo, e passam a fazer parte de um novo cenário, no qual a inatividade e os aspectos negativos do envelhecimento estão sendo substituídos por uma busca de novas alternativas de inserçãosocial, atividades e oportunidades de aprendizagem.
           A Escolha desta pesquisa foi para justificar dentre outras razões enfatizarem a importância do processo e de toda construção de uma vida saudável e digna minimizando na prevenção dos efeitos da idade e beneficiando a área da saúde dos idosos.  A relevância de tomar este assunto/tema como assunto em pesquisa, pela perspectiva daspesquisadoras, está relacionada diretamente com o crescente número de doenças na terceira idade na região de Feira de Santana, o que amplia a importância e a responsabilidade do profissional de Serviço Social na sensibilização dos idosos para a importância de visitas regulares ao médico, assim como a pratica de atividade física são fundamentais para prevenir, diagnosticar e tratar possíveis doenças quepossam diminuir a qualidade de vida.
            Considerando isto, o tema da pesquisa tem por finalidade investigar a importância da qualidade de vida no Município de Feira de Santana. Para que através da pesquisa com os idosos possamos encontrar alternativas de garantir novos conhecimentos acerca da qualidade de vida no envelhecimento, proporcionando oportunidades de mudanças e de novos hábitossaudáveis.


2-Objetivo Geral

Conhecer a realidade e vivência do idoso no município de Feira de Santana e contribuir para que essa população venha a ter melhoria na sua qualidade de vida, identificando e expondo ações necessárias para que isso ocorra com eficácia.


3-Objetivos Específicos

-Relatar o que gera e o que é qualidade de vida;
-Descrever como as pessoas da terceiraidade organizam seu tempo livre, e quais são suas perspectivas para o futuro;
-Apontar a importância da regular orientação médica, através de exames investigativos para prevenir possíveis doenças;
-Citar a necessidade da existência dos programas sociais existentes no Município de Feira de Santana, que promovam melhoria na qualidade de vida do idoso.  

4-Formulação do Problema

Comcrescimento da população idosa é um fenômeno mundial. E este fato requer uma nova atenção da sociedade para atender esta demanda. Com envelhecimento aparece na vida das pessoas o aumento das doenças da perca de autonomia, dependência, isolamento, depressão e falta de sentido para vida própria. Diante disso surge um grande desafio. Quais os benefícios gerados aos idosos, quando possuem qualidade devida?

5-Formulação da Hipótese da Pesquisa

Diante do exposto acima as práticas físicas contribuem de uma forma bastante significativa na manutenção da vida do idoso, visando diminuir as perdas e manter por mais tempo as habilidades, praticando por mais tempo suas atividades diárias com maior autonomia e influenciando na melhor qualidade de vida.
Conforme mudança de vida...
tracking img