Qualidade de vida na terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
RELATÓRIO DO PROJETO

Edialglecira Rodrigues Martins

QUIXERAMOBIM/ 2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 03
JUSTIFICATIVA ....................................................................................................... 04
METODOLOGIA...................................................................................................... 06
CONCLUSÃO .......................................................................................................... 07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................... 08

INTRODUÇÃO

O envelhecimento da população mundial é um fato. Em todo omundo, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente que a de qualquer outra faixa etária. Em 2025, existirá um total de aproximadamente 1,2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos (Organização Mundial de Saúde – OMS).
Em nossa sociedade o homem rejeita o envelhecimento, não se conformando com a sua evidência. A terceira idade desperta sentimentos negativos, como apiedade, o medo e o constrangimento.
Assim, o desenvolvimento humano não deve ser dividido ou visto por fases ou etapas, mas sim como próprio e contínuo do indivíduo, como um processo. “Devem perceber que as pessoas não acordam velhas, e sim que o envelhecimento é um processo contínuo na vida de qualquer pessoa.
Visto que a qualidade de vida deve ser o objetivo primeiro de uma sociedademoderna, o reconhecimento da importância da terceira idade pode ser considerado um índice dessa qualidade. As pessoas informadas devem exercer influência no sentido de reverter à situação atual, na qual idosos são muitas vezes tratados com desprezo e perdem seu senso de individualidade e autonomia.
Assim, o projeto “Qualidade de vida na terceira idade e sem conflitos com a família”, tem o objetivo:conhecer o grupo de convivência de idosos do CRAS – Quixeramobim, com o apoio da Secretaria da Ação Social e o CREAS, oferecer esclarecimento sobre assuntos interessantes ao público alvo, buscar metodologias de trabalho eficazes com idosos e refletir sobre as vivências.

JUSTIFICATIVA

À medida que a pessoa envelhece, sua qualidade de vida é fortemente determinada por sua habilidade demanter autonomia e independência, visto que autonomia se caracteriza pela habilidade de controlar, lidar e tomar decisões pessoais sobre como se deve viver diariamente, de acordo com suas próprias regras, preferências e independência pela habilidade de executar funções relacionadas à vida diária.
Neste contexto, observa-se que o corpo e a mente sentem as conseqüências do avanço da idade, adiminuição do fornecimento de oxigênio aos tecidos, o decréscimo da massa cerebral, a perda progressiva da força e flexibilidade nos músculos, a diminuição da freqüência cardíaca máxima, são exemplos dessa progressiva degeneração das funções biológicas relacionadas com a idade (SHEPHARD, 1998).
Assim, devido às mudanças físicas e psíquicas apresentadas há uma tendência ao acúmulo de doenças na terceiraidade.
Como são poucas as pessoas que praticam algum tipo de atividade física regular, e a adesão diminui com o passar da idade, a probabilidade de sofrer sérias deficiências cognitivas e físicas aumenta em pessoas de idade mais avançada, percebe-se então, a importância de disponibilizar informações que leve a melhora da qualidade de vida desse público.
A solidão é outro inimigo, e podeser a causa de muitas doenças e distúrbios psíquicos. Sentir-se só fragiliza, deprime e entristece. Muitos idosos se angustiam e até se suicidam. Cada vez mais os idosos estão isolados e sós, deve-se então, evitar que pessoas idosas se sintam sozinhas.
Sendo, os idosos uma parte da população caracterizada por dispor de um tempo mais livre, ir a um centro para realizar uma atividade...
tracking img