Qualidade de vida do trabalhador da área de saúde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de vida do trabalhador da área de saúde/ Qualidade de morte/ Multidisciplinariedade/ Relação profissional x paciente x familia
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a qualidade de vida (QV) é definida como “a percepção do individuo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões epreocupações”, ou seja o indivíduo é muito mais complexo do que se poderia imaginar, pois vários são os pontos que interferem positiva ou negativamente na vida do indivíduo.

Na atualidade vivemos um momento de transição fantástico que se reflete na busca incessante pelo incremento da competitividade organizacional. Tal desafio, por sua vez, pode ser apontado como um dos responsáveis pelanecessidade da qualidade, o que se torna mais importante a cada dia.
Neste contexto, é crucial às organizações, pensar em sedimentar suas habilidades e potenciais para abraçar o novo conceito de trabalho, bem como os desafios a ele inerentes. Para tanto, é preciso falar em qualidade de vida no trabalho, ressaltando-se, sempre, a abordagem deste assunto como questão de competitividade organizacional.É perfeitamente pertinente e muito relevante o desenvolvimento de aspectos que favoreçam o atendimento e o desenvolvimento do ser humano como ser multidisciplinar, reconhecendo suas mais variadas e amplas necessidades. É importante ressaltar que o ser humano traz consigo sentimentos, ambições; cria expectativas, envolve-se, busca o crescimento dentro daquilo que desenvolve e realiza.
Respeitar otrabalhador como “ser humano” significa contribuir para a construção de um mundo mais humano e para um desenvolvimento sustentável. O indivíduo é um ser que necessita do bem estar biopsicossocial.
A qualidade de vida no trabalho hoje pode ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações, onde se destacam dois aspectos importantes:
*a preocupação com obem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional;
*e a participação dos trabalhadores nas decisões e problemas do trabalho.
Mas a satisfação no trabalho não pode estar isolada da vida do indivíduo como um todo. Segundo Rodrigues (1994), “Os empregados que possuem uma vida familiar insatisfatória tem o trabalho como o único ou maior meio para obter a satisfação de muitas de suasnecessidades, principalmente, as sociais”. Assim, o trabalho assume dimensões enormes na vida do homem.

Segundo Limongi a qualidade de vida do trabalhador (QVT) é o conjunto das ações de uma empresa que tem como objetivo a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho.

De acordo com Rodrigues (1994) “a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação dohomem desde o início de sua existência com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa”. Já Matos (1997) descreve os fatores que influem, decisivamente, sobre a motivação humana são:
-Trabalho em grupo;
- Reconhecimento, segurança e integração ao grupo;
- Necessidades fisiológicas;
-Necessidade de segurança material; - Necessidades sociais;
- Necessidade do ego;
- Necessidade de auto-realização.
Um programa de Qualidade de Vida no Trabalho tem como meta, gerar uma organização mais humanizada, na qual os trabalhadores envolvem, simultaneamente, relativo grau de responsabilidade e de autonomia em nível do cargo, recebimentos de recursos de “feedback” sobre o desempenho, com tarefasadequadas, variedade, enriquecimento pessoal do indivíduo. É evidente que nem todos os problemas e nem todo tipo de insatisfação do empregado, em qualquer nível, podem ser resolvidos pela Qualidade de Vida no Trabalho.

“O trabalho é indesejado, justamente porque na atual sociedade, com muita freqüência, ele se configura de uma forma totalmente fragmentada e sem sentido, burocratizada, cheia...
tracking img