Qualidade de vida do Idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto










































































SUMÁRIO


PROJETO DE AÇÃO


1- APRESENTAÇÃO



O presente projeto de intervenção Qualidade de Vida do Idoso (PQVI) foi elaborado pela acadêmica de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
Os dados de serviço de saúdecontidos no projeto são de atendimentos realizados na Unidade de Saúde da Família (USF) e o mesmo será voltado para o grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que também utilizam dos serviços da (USF), ambos do setor Taquari em Palmas-TO.
A Unidade de Saúde da Família (USF) faz parte da rede organizada do Sistema Único de Saúde (SUS), está localizado no setor Taquari, APM22, quadra T 31, Avenida Comercial, tel. (63) 3031-1100 e o responsável é Sr. Onivaldo Souza Lima. A Unidade de Saúde da Família (USF) consiste numa pequena unidade funcional multiprofissional (médicos, enfermeiros e administradores), com autonomia funcional e técnica, que presta cuidados de saúde primários personalizados, num quadro de contratualização intensa, envolvendo objetivos deacessibilidade, adequação, efetividade, eficiência e qualidade. Configura um modelo organizacional leve e flexível e devem estar integradas em rede com as outras unidades funcionais do centro de saúde. A USF jamais deve perder de vista o usuário, responsabilizando-se pelas “referências” necessárias, contatando outros serviços, discutindo os casos, recebendo-os de volta, na contra-referência, para continuaratuando no nível dos cuidados básicos (BRASIL 2001).

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), também conhecido como “Casa da Família, atende famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, garantindo direitos de cidadania, a convivência familiar e comunitária. Palmas conta com dez (10) CRAS que estão distribuídos nas áreas de maior índice de vulnerabilidade, com objetivode garantir a promoção social, a autonomia e a emancipação dos cidadãos.
A Casa da Família é o local onde a comunidade tem acesso ás informações de todos os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Nesse espaço, são desenvolvidos cursos profissionalizantes e atividades com grupos de gestantes e idosos, objetivando a socialização dessas pessoas, capacitando-as eoportunizando a sua inclusão no mercado de trabalho.
O CRAS do Taquari foi entregue á comunidade no dia 04 de Outubro de 2007, visando ampliar o atendimento comunitário, construída por decisão popular, através do Orçamento Participativo.
A instituição é composta por uma equipe de profissionais sendo:
01 Assistente Social
01 Coordenadora
01 Pedagoga
01 Psicóloga
02 Auxiliares de Serviços Gerais03 Vigias
02 Administrativos.


A proposta seria elaborar o Projeto de Intervenção na Unidade de Saúde, mas segundo a direção da Instituição não seria possível, portanto buscamos parceria com o CRAS para que o projeto pudesse ser formulado e executado beneficiando a população usuária de ambos os serviços.


2- JUSTIFICATIVA

Diante das pesquisas e informações adquiridas através de dadosde serviços de saúde realizados na Unidade de saúde da Família (USF) e Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) no setor Taquari em Palmas, TO, é que foi possível formular o Projeto Qualidade de Vida do Idoso (PQVI).
No setor Taquari, vivem aproximadamente 12.000 habitantes, a maioria das famílias é de baixa renda.
A demanda para os serviços de saúde são infinitas.
Segundo dados deatendimentos já realizados na USF, aproximadamente 454 pacientes são hipertensos e 100 são diabéticos. Boa parte dessas pessoas em agravo é idosa.
O Art. 230 da Constituição Federal de 1988 preconiza que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida e...
tracking img