Qualidade De Uso Matheus Louren O

547 palavras 3 páginas
Qualidade de Uso

Na produção de um sistema interativo, a interface tem conhecimento de todo o conteúdo do sistema disponível para o usuário, sendo ela o meio de contato do usuário com à máquina. Essa relação deve ser desenvolvida de modo a refletir como o usuário deve aproveitar o conteúdo do sistema. O aproveitamento da interação do usuário com a interface é realizada por meio da qualidade de uso que engloba diversos aspectos importantes no desenvolvimento de um software, sendo elas às qualidades básicas de um sistema como funcionalidade, confiabilidade e segurança e também as qualidades implícitas como flexibilidade, adaptabilidade e facilidade de entendimento. A junção dos aspectos é responsável pelo melhor aproveitamento na interação do usuário com o sistema, tendo como foco a qualidade da comunicação por meio da interação na interface. (NIELSEN, 1993) (BARBOSA, 2010)
Os sistemas interativos voltado a obtenção da qualidade de uso desejada, envolve diversas características no desenvolvimento de um sistema, tais como: usabilidade, experiência do usuário, acessibilidade e comunicabilidade. Elas devem proporcionar aos usuários uma experiência única, onde possa interagir com o sistema aproveitando tudo o que esteja disponível. (BARBOSA, 2010)
A interação do usuário com a interface é afetado pela sua capacidade de se comportar perante o sistema e sua capacidade de aprendizado. Essa interação desenvolve emoções e sentimentos em cada pessoa, denominada de experiência do usuário que está englobada na usabilidade. A usabilidade tem como foco a criação de interfaces aptas a conceder uma interação eficaz, eficiente, fácil e agradável. As interfaces devem ser intuitivas deforma a permitir à usuários sem experiência, total controle do ambiente, assim facilitando a memorização e a recordação da interface e proporcionando segurança e satisfação. (NIELSEN, 1993)
Na utilização de um sistema interativo os usuário devem tirar proveito do sistema sem se preocupar com barreiras

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • A Bahia Na Independ Ncia Nacional Colet Nea 2 De Julho
    41379 palavras | 166 páginas