Qualidade de sinal de rede wireless em terminal portuário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de sinal de rede wireless em terminal portuário

1- O que é rede wireless?
R: É uma rede sem fio onde não tem necessidade de qualquer tipo de cabo, seja ele coaxial, telefônico ou óptico para fazer uma conexão entre diferentes pontos, utilizando aparelhos que usam radiofreqüência.


2- Como funciona a tecnologia wireless?
R: Através de rádios ou infravermelho, estabelecendoa comunicação de dados entre os pontos de redes. Os dados são modulados por uma portadora de rádio e transmiti através de ondas eletromagnéticas.


3- O que são radiosfreqüências?
R: São ondas de rádios que emite radiações eletromagnéticas e são utilizadas em rádios amadores, radiodifusões (televisão e radio) e telefonia móvel. Estão incluídas também as ondas do tipo VHF e UHF.


4-O que é infravermelho?
R: É uma radiação não ionizante na porção invisível, as radiações podem ser percebidas como calor, por terminações nervosas especializadas da pele, conhecidas como termos receptores.


5- O que é roaming?
R: É um termo utilizado em telefonia móvel que também pode ser aplicado em outras tecnologias de redes sem fio, onde o usuário com habilidades em redes, poderáobter conectividade em áreas fora da localidade geográfica onde está registrado, conectando-se em outra rede como visitante. O roaming permitirá que uma estação mude a conexão de uma antena para outra sem que pare de receber e enviar informações. Quando a qualidade de sinal está muito fraca a antena da estação começa a procurar por uma antena mais próxima, baseando-se na potencia do sinal, envia umpedido de autorização para o novo ponto de acesso, esse novo ponto de acesso informará ao ponto de origem sobre a nova posição. O novo ponto acesso envia resposta de autorização, e a estação passa a pertencer a esse novo ponto de acesso.


6- A tecnologia de redes wireless tem algum tipo de padrão? Se tiver qual tipo de padrão é utilizado?
R: Sim. IEEE 802.11b, IEEE 802.11a, IEEE 802.11g,IEEE 802.11n e IEEE 802.11b/g.


7- Como funciona os padrões utilizado nas redes wireless?
R: IEEE 802.11b sua velocidade é de 11 mega bits, não são adequados para redes com trafego muito pesado, mas é suficiente para acesso a web, trocar pequenos arquivos e etc. Sendo que os 11 mega bits são taxa bruta de transmissão de dados, onde está incluído modulação, códigos de correção de erro,retransmissão de pacotes da mesma forma de outras arquiteturas de rede. Ficando uma velocidade em torno de 6 mega bits, o suficiente para transmitir pacotes a 750 Kb/s, tendo uma freqüência de 2.4 GHz.
O sinal tem uma variação de sinal entre 15 a 100 metros, dependendo da quantidade de obstáculos entre o ponto de acesso e cada uma das placas. Por exemplo, portas, paredes no caso terminal portuárioequipamentos de grande porte, containeres entre outros.
A potencia do sinal decai conforme vai aumentando a distância, assim perdendo a qualidade do sinal, podendo ser por caso da distância ou dos obstáculos ou dos dois.


IEEE 802.11a sua velocidade é de 54 mega bits, sendo que real é de 24 a 27 mega bits, pouco mais de 4 vezes mais rápido que o 802.11b, permitindo também um total de 8canais simultâneos, contra apenas 3 canais nos 802.11b.
Permitindo que mais pontos de acesso sejam utilizados no mesmo ambiente, sem que tenha perda desempenho. Possui uma freqüência e de 5 GHz, não tendo quase nenhuma interferência. Um grande problema é que o padrão é mais caro, com isso acaba sendo destinados ao mercado corporativo. Por ter uma freqüência mais alta, ele possui um alcancemais curto, teoricamente a metade do alcance dos transmissores 802.11b, necessitando de mais pontos de acesso para poder cobrir a mesma área.


IEEE 802.11g sua velocidade é de 54 mega bits, e utiliza a mesma faixa de freqüência que a 802.11b 2.4 GHz, permitindo que os dois padrões sejam compatíveis, assim, podendo montar uma rede 802.11b, junto com uma rede 802.11g. Com isso, a velocidade...
tracking img