Qualidade de atend.sus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E A
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ - UAPI
COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS NA SAÚDE

Silvane Maria Andrade Melo
Teresina – PI / Agosto/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ - UAPI
COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CURSO: BACHARELADO EMADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

QUALIDADE DO ATENDIMENTO NO
SUS

(Pré) Projeto de pesquisa submetido à Universidade Aberta do Piauí – UAPI, apresentado ao curso de Administração Pública como parte dos requisitos necessários para obtenção do Grau de Bacharel em Administração Pública.
Orientador: Profº. Antonio Carlos O. Silva.

Silvane Maria Andrade Melo
Teresina – PI / Agosto /2012
Sumário
1.INTRODUÇÃO 4
1.1. SOBRE O TEMA 4
1.2. JUSTIFICATIVA 4
1.3. PROBLEMATIZAÇÃO 5
2. OBJETIVOS 6
2.1. OBJETIVOS GERAIS 6
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
3. METODOLOGIA 7
3.1 CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 10
*

INTRODUÇÃO
SOBRE O TEMA
O Sistema Único de Saúde, criado no Brasil em 1988 com a promulgação da nova Constituição Federal, tornou o acesso à saúde direitode todo cidadão. Até então, o modelo de atendimento dividia os brasileiros em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados, os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada) e os que não possuíam direito algum. Com a implantação do sistema, o número de beneficiados passou de 30 milhões de pessoas para 190milhões. Atualmente, 80% desse total.
Por meio do Programa Qualidade e Eficiência do SUS foi possível viabilizar a ampliação da oferta e facilitar o acesso da população a um conjunto de ações e serviços de saúde, a partir da constituição de redes assistenciais de referência, dentre outras estratégias. Além disso, foi garantida a capacitação de profissionais de saúde, bem como a realização deeventos técnicos e de campanhas institucionais nas diversas áreas da saúde, com vistas à melhoria da qualidade no atendimento ao usuário do SUS e à divulgação de informações de caráter educativo para a população.
JUSTIFICATIVA
Para superar os problemas relacionados ao sucateamento da rede de serviços, bem como a sua insuficiência em determinadas localidades, foi concebido o Programa Qualidade eEficiência do SUS. Além de investimentos na rede física, está prevista nesse Programa a ação de capacitação de recursos humanos, juntamente com outras ações que concorram para a melhoria da qualidade do sistema público de saúde no País.
O público-alvo deste Programa é a população brasileira. Os impactos do Programa têm sido positivos, na medida em que o desenvolvimento de suas ações tem culminado namelhoria da assistência à saúde prestada no SUS. Vale destacar nesse sentido, a implantação de estratégias para organizar as redes assistenciais, ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e ampliar a qualidade e resolutividade dos serviços prestados. Esta atuação se deu tanto na realização de significativos investimentos na infra-estrutura dos serviços de saúde, beneficiando mais de1.200 unidades de saúde nos últimos anos, como na mudança da lógica do modelo de financiamento das ações, com vistas à redução das desigualdades regionais na distribuição de serviços de saúde e na alocação de recursos..
PROBLEMATIZAÇÃO
O Programa tem como objetivo elevar o padrão de qualidade e eficiência do atendimento prestado à população por meio da modernização gerencial, física e tecnológicado Sistema Único de Saúde - SUS.
Os impactos do Programa têm sido positivos, na medida em que o desenvolvimento de suas ações tem culminado na melhoria da assistência à saúde prestada no SUS. Vale destacar nesse sentido, a implantação de estratégias para organizar as redes assistenciais, ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e ampliar a qualidade e resolutividade dos serviços...
tracking img