Qualidade de agua de poços

Páginas: 17 (4122 palavras) Publicado: 11 de junho de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
CENTRO DE TECNOLOGIA - CT
RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES
PIBIC / UFPI - 2010/2011
IDENTIFICAÇÃO
• Modalidade de Bolsa: PIBIC/ UFPI
• Título do Plano de Trabalho: Avaliação da qualidade da água utilizada para consumo doméstico em alguns poços artesianos localizados na zona leste de Teresina - Piaui.
• Nome do Orientador: Carlos Ernando da Silva
• Nomedo Orientando: Adélia de Melo Andrade
TERESINA FEVEREIRO / 2011
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por objetivo descrever as principais atividades realizadas junto ao programa PIBIC/UFPI durante os meses de agosto-2010 a
Fevereiro-2011. As atividades desenvolvidas consistiram da realização de pesquisa bibliográfica, organização e conhecimento dos equipamentos e materiais do Laboratório deSaneamento, conhecimento sobre as metodologias empregadas para determinação das variáveis de qualidade de água a serem monitoradas, distribuição espacial dos pontos de monitoramento e realização da primeira coleta do projeto em questão.
A revisão bibliográfica é apresentada no item 1 e inclui os principais levantamentos realizados através de consultas no Portal CAPES, o Google Acadêmico, PortalScielo, Portal UOL Artigos Científicos, Revista da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e Portal redeNET. Esta etapa de revisão bibliográfica é de grande importância, uma vez que contribuiu para enriquecimento teórico sobre a importância da qualidade da água e para uma maior conscientização dos problemas concernentes quanto ao uso da água não tratada. A água de beberprecisa também ser esteticamente aceitável: sem cor, sem cheiro ou sabor. Essas condições formam o padrão aceito para a água de beber e quando esse padrão é respeitado a água é considerada potável.
1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para amanutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É, ainda, uma referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população.
A conservação da quantidade e da qualidade da água depende das condições naturais e antrópicas das bacias hidrográficas, onde ela se origina, circula percola ou fica estocada, fora de lagosnaturais ou reservatórios artificiais.
Recentemente muito se tem falado a respeito da "crise da água", e especula-se sobre a possibilidade da escassez deste recurso vital se tornar motivo de guerras entre países. É preciso haver consciência de que, exceto no caso de regiões do planeta em que há uma limitação natural da quantidade de água doce disponível, na maioria dos países o problema não é aquantidade, mas sim a qualidade desse recurso, cada vez pior devido ao mau uso e à sua gestão inadequada.
Segundo o pesquisador Rebouças (2007), professor titular do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, USP, uma análise comparativa entre a disponibilidade hídrica e a demanda da população no Brasil mostra que o nível de utilização da água disponível em 1991 era de apenas 0,71%.Mesmopara os estados mais populosos e desenvolvidos, como São Paulo e Rio de Janeiro, este índice também era muito confortável, estando por volta de 10%.Ou seja, a questão que se coloca diante de nós não é a disponibilidade ou falta de água, mas sim as formas de sua utilização que estão levando a uma acelerada perda de qualidade, em especial nas regiões intensamente urbanizadas ou industrializadas. Opesquisador afirma que "o que mais falta no Brasil não é água, mas determinado padrão cultural que agregue ética e melhore a eficiência de desempenho político dos governos, da sociedade organizada lato sensu, das ações públicas e privadas, promotoras do desenvolvimento econômico em geral e da sua água doce, em particular". (www.mundovestibular.com.br/articles/569/1/IMPORTANCIA-DA-AGUA)
Devido às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise da qualidade da água no município de poços de caldas
  • QUALIDADE DA ÁGUA DE POÇOS TUBULARES DA PONTA DO CONTRATO
  • Injeção de Água em poços
  • qualidade de água
  • Qualidade de água
  • qualidade de agua
  • Qualidades da Água
  • Qualidade de água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!