Qualidade alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Qualidade Alimentar
Externato Infante D. Henrique

Nome: Simone----------
Turma:----
Numero: -------
Disciplina: Controlo da Qualidade Alimentar
Professora: -----------

Índice

Introdução

Neste trabalho da disciplina CQA do curso de Qualidade Alimentar pretendo explicar o sistema digestivo em tudo em geral, também vou explicar o funcionamento da roda de alimentos…Aolongo do trabalho vou falar sobre os nutrientes e do índice de massa corporal ….

Sistema digestivo

O sistema digestivo é constituído por boca, esófago, fígado, estômago, pâncreas que se localiza abaixo do estômago, vesícula biliar, intestino grosso, intestino delgado e reto.
Na Boca é onde o alimento sofre as primeiras alterações, a saliva possui enzimas (amilases) que decompõe o amido.Forma-se o bolo alimentar.

O esófago faz a ligação da boca ao estômago, através de contrações.
No estômago realiza-se movimentos que ajuda a decompor o bolo alimentar. Intervêm Enzimas que decompõe as proteínas, transformando o bolo alimentar em quimo.
No intestino delgado o quimo entra no intestino grosso e começa a ser dirigida pela Bílis, suco pancreático e suco intestinal na absorção peptsesde nutrientes.


Roda Alimentar

A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica criada em Portugal, no âmbito da Campanha de Educação Alimentar "Saber comer é saber viver", que ajuda a escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária.
É um símbolo em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por Grupos e que reúnemalimentos com propriedades nutricionais semelhantes
A roda alimentar é constituída por 7 grupos de diferentes alimentos e dimensões os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária: - Cereais e derivados, tubérculos – 28% - Hortícolas – 23% - Fruta – 20% - Lacticínios – 18% - Carnes, pescado e ovos – 5% - Leguminosas – 4% - Gorduras e óleos – 2%.
O alimento mais importante do ser humano e que se encontra na roda alimentar no centro é a agua, devemos consumir cerca de 1,5 L por dia.

Nutrientes

Os nutrientes fazem parte da constituição dos alimentos. Os nutrientes tem função de dar aos organismo todos os materiais para obter energia, crescer e preservar um bom estado de saúde.
Funções no organismo:
Nutrientes energéticosfornecem-nos energia (lípidos e hidratos de carbono), nutrientes plásticos tem como função construir e reparar tecido (proteínas, lípidos, minerais e água) os nutrientes reguladores regulam o bom funcionamento e protegem o organismo de doenças (vitaminas, minerais, fibras e água).
Classes: proteínas, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas, minerais, fibras alimentares, água.
* (+ QUANTIDADE)Macronutrientes- proteínas, hidratos de carbono e lípidos.
* (- QUANTIDADE)
Micronutrientes- vitaminas e minerais.
Definição das proteínas

As proteínas são responsáveis pelo desenvolvimento, conservação e reparação dos nossos órgãos, tecidos e células, podendo ser utilizados como fonte de energia. Se houver deficiências dos outros nutrientes energéticos.Encontra se em alimentos de origem vegetal e animal, principalmente nos lacticínios.
As proteínas são formadas por sequência de unidades mais pequenas chamadas aminoácidos, que podem ser 2 tipos:
* Aminoácidos não essenciais quando podem produzidos organismo humano.
* Aminoácidos essenciais quando têm que ser fornecidos pelos alimentos
As proteínas de acordo com as proporções de cadaaminoácido essencial que contem podem ser classificadas de:
* Alto valor biológico – encontra-se nos alimentos de origem animal possui aminoácidos em quantidades e proporções adequadas as necessidades de organismo.
* Baixo valor biológico – existem nos alimentos de origem vegetal. Na sua composição alguns dos aminoácidos essenciais não estão nas quantidades e proporções mais adequadas ás...
tracking img