Qual o retrato do brasil conteporaneo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual o retrato do Brasil Contemporâneo?

Para entendermos o verdadeiro retrato do Brasil contemporâneo, precisamos compreender alguns acontecimentos que nos levaram ate ele.
Para nos ajudar nessa compreensão de tais acontecimentos precisamos voltar a 1983 com o movimento ‘Diretas Já’. O povo que já não aguentava mais a ditadura no Brasil (dentre o povo personalidades como Lula, EduardoSuplicy, Fernando Henrique Cardoso, Enéas, Tancredo Neves, entre outros..), foi as ruas reivindicar seu direito de votar diretamente para presidente da Republica , e apesar dos esforços , o resultado foi uma eleição indireta de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral (Tancredo que morre subitamente e quem assume seu cargo é seu vice José Sarney) e a aprovação de uma Assembleia Constituinte em 85. Tudograças a péssima tradição que o Brasil tem do comando do estado reprimir toda vez que uma força organizada de baixo se apresenta.
Porém em 1989 finalmente conseguimos realizar as eleições diretas para Presidente da Republica, encerrando finalmente a ditadura militar no país. Podemos ai começar a analisar o Brasil Contemporaneo .
Foram muitos os candidatos para essa eleição, entre elesLeonel Brizola, Paulo Maluf, Mario Covas, Fernando Gabeira ,entre outros, mas a disputa foi para segundo turno com Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor.
Fernando Collor que era candidato de um partido pequeno(PRN), dentre tantos candidatos ele não era cotado a vencer , porem nessa época grande parte do mundo viva um momento neoliberalista, que em suma, eh uma doutrina que visa privilegiarsomente o individuo, tirando sempre o Estado do comando de tudo, o neoliberalismo visa nos tratar como meros consumidores e não como cidadãos. Nessa época em que ocorria as eleições de 89, o Brasil vinha sendo pressionado por diversas forças (inclusive o FMI), para adotar esse sistema neoliberal, e precisava de alguém para aplicar esse modelo no Brasil.
O líder das pesquisas era Brizola, que eracontra totalmente esse sistema, o segundo lugar das pesquisas era Lula, que também era contra , quem então chega assumindo esse discurso? Collor! “O caçador de marajás” , que apesar de quase não ter bagagem politica, ganhou como aliados todos os que eram contra lula, e contra Brizola , e o mais importante, talvez o ponto crucial de sua vitória, o obteve enorme apoio da Mídia. Um episodio que podemoscitar eh o celebre debate que foi editado pela rede globo no qual exibiu os piores momentos do Lula e os melhores momentos de Collor.
Segundo o artigo de André Singer “As raízes sociais e ideológicas do Lulismo”, a vitória de Collor , não decorria somente desses fatores, mas também havia hostilidade da própria classe trabalhadora as greves(pregação sempre presente nos discursos de Lula),estranhamente, os mais pobres eram mais hostis as greves do que os mais ricos. Singer afirma que “o subproletariado não possui nenhum ressentimento dos ricos, “são satisfeitos com a mitigação modesta e gradual de seu padrão de vida.” Ele sugere a interpretação que os eleitores mais pobres buscariam uma redução da desigualdade, por meio de uma intervenção direta do Estado, mas sempre querendo evitarmovimentos sociais que pudessem desestabilizar a ordem.
Singer afirma que Enquanto Fernando Collor alcançava vantagem de dez pontos percentuais na faixa de eleitores que recebiam ate dois salários mínimos mensal, no segmento mais alto quem obtinha essa vantagem era Lula .
Enfim, com todos esses fatores, Collor acaba se elegendo Presidente da Republica . E apesar de Collor ter decepcionado seuseleitores ao provocar a recessão de 1990, em 94 e 98 o “conservadorismo popular” , o medo da inflação e da instabilidade derrotou Lula outra vez.
E finalmente em 2002 , Lula consegue se eleger, mas para isso, precisou mudar seu discurso para obter a parcela de eleitores que antes não acreditavam em seus métodos, se declarou o candidato da paz e do amor, e se uniu a partidos de centro-direita,...
tracking img