Qual o principal patrimônio da sua empresa?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual o principal patrimônio da sua empresa?
• Gestão
Cícero Penha da Algar fala sobre a dificuldade que as empresas têm em diferenciar talentos de recursos humanos
Existe um discurso correntenas organizações de que gente é o principal ativo de uma empresa.  Mas, na verdade, no Brasil, a maioria absoluta, sequer tem um departamento especializado em cuidar das pessoas. 
Nas pequenasempresas 100% desse assunto fica a cargo do contador, aquele que cuida dos dados contábeis.  Nas médias, em mais de 70% dos casos, costuma ficar a cargo do diretor administrativo-financeiro, aquele quecuida dos números e do dinheiro.
Somente em grandes empresas vamos encontrar com maior frequência uma área estruturada de RH vinculada diretamente ao CEO. 
Dessas, poucas tem prestígio e poder à alturado significado do patrimônio humano que cuidam.  Poucas conseguem participar da estratégia dos negócios ou sequer são ouvidas previamente em ações relevantes como, por exemplo, em planejamento, emavaliações ou trocas de lideranças e em fusão ou aquisição de novos negócios.
Com raras exceções, mesmo naquelas que já entenderam a necessidade de valorizar e modernizar a área de gestão de gente, onome da área ainda se chama “recursos humanos”. 
É assim chamada porque é desta forma que as pessoas ainda são vistas pelas organizações de um modo geral: como recursos, como tal são as máquinas, e nãocomo seres pensantes, inteligentes que realmente fazem a diferença.  Daí não é difícil concluir porque a chamada área de RH ainda é tão desprestigiada.
Como dizer que as pessoas são o ativo maisimportante de uma empresa, se até a área que deveria ser a impulsionadora é ignorada?  Se as pessoas são rotuladas de recursos? 
Isso quando não são tratadas simplesmente como “mão de obra” -classificação adequada para aqueles que têm o cérebro como um simples adorno sob um invólucro situado acima do pescoço.
Considerar pessoas como “recursos” é equipará-las a todos os demais ativos de uma...
tracking img