Qual o comportameno da economia brasileira no periodo compreendido entre 1930 e 1945?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A crise de 1929 teve um impacto severo sobre a economia mundial que resultou em uma diminuição da importância relativa dos fluxos comerciais e financeiros, principalmente em países como o Brasil quese recuperaram rapidamente das conseqüências da crise, dessa forma esses países se voltaram para o mercado interno. O choque externo sobre a economia brasileira afetou o balanço de pagamentos,principalmente através da queda dos preços de exportação e da interrupção do fluxo de capitais estrangeiros. Entre 1931 e 1932 as importações decresceram bruscamente ( cerca de 60%). O governo provisórioadotou políticas cambiais aparentemente liberais, mas na prática essas políticas eram restritivas, fazendo dessa forma com o que os pagamentos relativos à divida publica externa fossem suspensos eassim o monopólio cambial do Banco Central fosse reintroduzido.
Durante o período de 1930 e 1931 a moeda brasileira se desvalorizou e o governo tentou ao máximo evitar uma grande desvalorização, já que,se isso ocorresse haveria uma redução da receita cambial gerada pela queda dos preços de café em moeda estrangeira. Além disso, ter uma taxa de cambio estável tornava mais fácil a liquidação doscompromissos do governo em moeda conversível. Os interesses ligados a industria eram protegidos da competição internacional pelo controle as importações.
A crise cambial a partir de 1929/30 tornouinviável o pagamento integral da divida, pois este pagamento exigiria uma proporção excessiva do saldo comercial.
A mudança de governo foi seguida de um período caracterizado pelo aumento da influenciabritânica, aumento esse, explicado pela deterioração das relações políticas entre Brasil e Eua e a concessão de empréstimos de curto prazo pela Inglaterra. De todo capital estrangeiro investido no Brasilem 1930, a maioria era britânico em contraponto aos anos entre 1914 e 1930, nos quais a maior parte vinha dos Estados Unidos.
A crise acarretou na redução de capital de algumas firmas, na...
tracking img