Qual a relevância da análise crítica acerca do "mundo do trabalho" na prática do serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Com o fim da escravidão, a principal preocupação dos deputados, em 1888, era como seria possível garantir a organização do mundo do trabalho sem utilizar às políticas de domínio características docativeiro. Como fazer com que os negros, já libertos, se sujeitassem ao trabalho, sem as tradicionais práticas de dominação, para que seus senhores continuassem acumulando riquezas?

Dentro destecontexto de incertezas, surge como solução a “teoria” da suspeição generalizada, como fala Chalhoub (1996), que foi uma estratégia de repressão contínua fora dos limites da unidade produtiva, onde o poderpúblico e suas instituições específicas passaram a controlar os trabalhadores egressos do cativeiro, através da carteira de trabalho, carteira de identidade e polícia, sendo que o individuo queficasse ocioso, não tivesse uma ocupação, um trabalho, era considerado, preguiçoso, malandro e oferecia perigo à população, sendo assim, eram perseguidos pelas autoridades.

Segundo Marx e Engels(1998), A sociedade burguesa moderna, que surgiu do que sobrou da sociedade feudal, não abandonou os antagonismos das classes. Criou novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugardas antigas. Como afirma Behring (2008:14):

“Em geral, é reconhecido que a existência de políticas sociais, é um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou seja, do específicomodo capitalista de produzir e reproduzir-se. Evidentemente que não desde seus primórdios, mas quando se tem um reconhecimento da questão social inerentes às relações sociais nesse modo de produção, visà vis ao momento em que os trabalhadores assumem um papel político e até revolucionário.”

Sendo assim é possível observar, nesse contexto histórico a importância do trabalho em nossa sociedade,trabalho esse que causa sofrimento seja pelo trabalho alienado ou pela falta de trabalho, o indivíduo é valorizado em nossa sociedade capitalista pelos bens que possua, por determinado cargo que...
tracking img