Qual a influencia da midia dentro do contexto familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
INTRODUÇÃO
"Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então, aprender com as crianças." (Monique Deheinzelin).
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato da criança, desde muito cedo,poder se comunicar por meio de gestos, sons, e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras epapéis sociais. A diferenciação de papéis se faz presente, sobretudo no faz–de conta, imitando e recriando personagens observados ou imaginados nas suas vivências. As crianças buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser um personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal,etc. A fantasia e a imaginação sãoelementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro.
Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida, como também de transformá-la. Os heróis, por exemplo, lutam contra seus inimigos, mas também podem ter filhos, cozinhar e ir ao circo
Brincar é uma necessidade básica assim como é anutrição, a saúde, a habitação e a educação; Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
Brincandoa criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria. O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos.
PROBLEMA
Por que obrinquedo?
Porque o brinquedo é a oportunidade de desenvolvimento.
Brincando a criança experimenta, exercita, inventa e confere suas habilidades.
O brinquedo estimula a criatividade, a iniciativa, proporciona aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.
É considerado de altarealização o brinquedo organizado, ou seja, aquele que tem uma proposta e , portanto requer determinado desempenho. Quanto mais simples o material mais fantasia exige, quanto mais sofisticado em maior desafio se constitui, mais é sempre uma oportunidade para que a criança interaja, faça escolhas e tome decisões.
Para tentar o que o brincar é na experiência de vida da criança, analisaremos o que umacriança é capaz de experimentar brincando, Vários temas associados ao brincar serão sucessivamente abordados: o prazer a descoberta, o domínio, a criatividade e a expressão de si.
Para a professora CUNHA (1994), o brincar é uma característica primordial na vida das crianças. Segundo a autora em seu livro "Brinquedoteca: um mergulho no brincar" o brincar para a criança é importante:
Porque é bom, égostoso e dá felicidade, e ser feliz é estar mais predisposto a ser bondoso, a amar o próximo e a partilhar fraternalmente;
Porque é brincando que a criança se desenvolve, exercitando suas potencialidades;
Porque, brincando, a criança aprende com toda riqueza do aprender fazendo, espontaneamente, sem pressão ou medo de errar, mas com prazer pela aquisição do conhecimento;
Porque,...
tracking img