Qual A Influ Ncia Das Id Ias E Da Teoria De Charles Darwin No Pensamento Sociol Gico Positivista

883 palavras 4 páginas
1- Qual a influência das idéias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?
Darwin tinha como idéia que as espécies vão melhorando com o passar do tempo e assim vão se adaptando no meio onde vivem, diferenciando através da sua capacidade de sobreviver,m ou seja, os mais fortes sobrevivem. Já o positivismo, tem como centro de que o homem é somente um produto do seio meio social.
2 – Como a idéia evolucionista da biologia transporta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não européias?
Eles pensavam que havia sociedades mais evoluídas que outras, e que eles eram raças superiores e por isso escravizavam as raças que julgavam inferiores em relação a eles e os negros foi a raça mais explorada, podemos assim dizer que era a superioridade européia.
3 – Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?
Os dois movimentos eram: Dinâmico e Estático, esses dois movimentos foram distinguidos por Comte. O movimento Dinâmico era responsável para levar as sociedades a mudar de estágios, do inferior para o superior, transformando a sociedade através da evolução de classes, o Estático, era responsável para preservar a condição da sociedade capitalista, garantindo que a sociedade assim melhor funcionasse.
4 – Pesquise artigos de jornal ou revista que contenham alguma descrição ou opinião sobre um acontecimento qualquer envolvendo atividades desempenhadas por multidões (comícios, desfiles, precisões, paradas, saques, carnaval, quebra-quebras, cultos, romarias, espetáculos públicos).
Mais de 1 milhão de pessoas protestam contra Dilma pelo país
Pedro Fonseca e Caroline Stauffer e Maria Carolina Marcello, da REUTERS
RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO/BRASÍLIA - Cerca de um milhão de pessoas protestaram na cidade de São Paulo neste domingo contra o governo da presidente Dilma Rousseff e a corrupção, de acordo com a polícia, em meio à fraqueza da economia e inflação elevada, na maior de uma série

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas