Qual a importancia do geoprocessamento para o licenciamento ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- RESUMO
Geoprocessamento vem a ser o uso automatizado de informação, onde de alguma maneira está ligada a um exato lugar no espaço, seja por meio de um mero endereço ou por coordenadas certas. São vários os sistemas que fazem parte do Geoprocessamento, entre eles os quais, estão o GIS ou Sistema de Informação Geográfica, que vem a ser o sistema que reúne maior capacidade de processamento eanálise de dados espaciais.
O uso destes sistemas desenvolve informações que permitem tomar decisões para colocar em pratica ações.
Estes sistemas se aplicam a qualquer tema que manipule dados ou informações vinculadas a um determinado lugar no espaço, e que seus elementos possam ser representados em um mapa, como casas, escolas, hospitais, e assim por adiante.
Muitas vezes o volume de informaçõesdificulta a qualidade da informação, mas, também a união dos fatores importantes para uma decisão acertada. É neste aspecto que entra a colaboração dos sistemas de Geoprocessamento, e principalmente do GIS.
Em torno do mundo em que se vive, nos dias de hoje, onde a tecnologia evolui cada vez mais e mais, e sua evolução é tão rápida, que, até mesmo as novidades que estão para fluir, já nem sãomais novidades, o Geoprocessamento não seria diferente, uma vez que faz uso da evolução da tecnologia, para facilitar as dificuldades, e nada mais é do que a junção de tecnologias de coleta, tratamento, desenvolvimento e uso de informações georreferenciadas.


Geoprocessamento vem a ser o uso automatizado de informação, onde de alguma maneira está ligada a um exato lugar no espaço, seja por meiode um mero endereço ou por coordenadas certas. São vários os sistemas que fazem parte do Geoprocessamento, entre eles os quais, estão o GIS ou Sistema de Informação Geográfica, que vem a ser o sistema que reúne maior capacidade de processamento e análise de dados espaciais.

O uso destes sistemas desenvolve informações que permitem tomar decisões para colocar em pratica ações.

Estes sistemasse aplicam a qualquer tema que manipule dados ou informações vinculadas a um determinado lugar no espaço, e que seus elementos possam ser representados em um mapa, como casas, escolas, hospitais, e assim por adiante.
Muitas vezes o volume de informações dificulta a qualidade da informação, mas, também a união dos fatores importantes para uma decisão acertada. É neste aspecto que entra acolaboração dos sistemas de Geoprocessamento, e principalmente do GIS.
Em torno do mundo em que se vive, nos dias de hoje, onde a tecnologia evolui cada vez mais e mais, e sua evolução é tão rápida, que, até mesmo as novidades que estão para fluir, já nem são mais novidades, o Geoprocessamento não seria diferente, uma vez que faz uso da evolução da tecnologia, para facilitar as dificuldades, e nadamais é do que a junção de tecnologias de coleta, tratamento, desenvolvimento e uso de informações georreferenciadas.







2-PALAVRAS CHAVES: Informaçoes,coordenadas, tecnologia e licenciamento.













3-INTRODUÇÃO


O geoprocessamento faz uso ferramentas, recursos e dados em que os analistas consigam reconhecer a evolução temporal e espacial de um determinadofenômeno geográfico e sua ligação com outros.
É uma tecnologia que envolve todas as áreas de formação, não exige quesito algum para ser aplicada, ou seja, qualquer especialista pode fazer uso de sua tecnologia para beneficiar-se em suas pesquisas ou trabalhos. No entanto para fazer seu uso, é necessário que os conceitos das disciplinas sejam transformados em representações computacionais.
Essasferramentas computacionais são caracterizadas como sistemas de informações geográficas ou pela sigla SIG,como é mais conhecida,onde permite que seja realizado análises mais complexas e extensas, ao envolver dados de diversas fontes e ao formar bancos de dados georreferenciados. Facilita ainda a possibilidade de automatizar a produção de documentos cartográficos.
Utilizando instrumentos como...
tracking img