Qual a importancia da genética para a psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Genética é uma disciplina científica que estuda os mecanismos genéticos e neurobiológicos envolvidos em diversos comportamentos animais e humanos. Podemos caracterizá-la como uma área de intersecção entre as ciências de comportamento.
A engenharia genética fornece as ferramentas necessárias ao estudo do comportamento associado à psicologia. Isto permite que,progressivamente, possamos avançar na identificação de genes capazes de modular certos comportamentos e de entender como estes genes interagem com o ambiente na formação de traços normais e patológicos da personalidade humana, por isso a genética transmite as características de um individuo pra o outro. Então, comportamentos também podem ser passados pela genética.
Sendo assim hoje em dia já se sabe queexistem muitos caracteres comportamentais de origem genética, como transtorno bipolar, em que a pessoa apresenta oscilações de melancolia e euforia ao longo do dia, e a própria depressão.
Isso tem auxiliado os psicólogos por meio de subsídios psicológicos para colaborar com os seus pacientes a terem uma melhor qualidade de vida através do uso de medicamentos, pois em alguns casos, não tem comoevitar o seu uso, por isso a genética concede ferramentas para a psicologia entender alguns comportamentos que são provenientes dos genes facilitando assim os estudos feitos.
Também se sabe de várias doenças genéticas sendo necessária a prevenção (aconselhamento genético) e tratamento de doenças.
A terapia genética permite substituir genes doentes por genes sãos, ou mesmo eliminar os genesdoentes, optimização do bem-estar e sobrevivência do indivíduo,
intervenções terapêuticas definidas de acordo com o perfil genético do doente, o que faz com que a probabilidade de sucesso de tratamento seja maior.
As aplicações acima descritas fazem parte da genética médica outras utilizações da genética humana estão relacionadas à medicina legal e criminologia, a saber: reconhecimento detecidos, reconhecimento de identidade através de características genéticas em especial as impressões digitais e o exame de DNA seja para identificação de paternidade, de vítimas de sinistros ou de potenciais homicidas.
Tão importantes para humanidade quanto a genética médica são as aplicações dessa ciência ao melhoramento animal e vegetal. Sabemos que a genética praticamente se iniciou com adomesticação de animais (fase pré-científica) e com os estudos de genética vegetal de Mendel contudo vivemos um impasse ainda não bem dimensionado pela comunidade científica que é a produção de organismos genéticamente modificados ou transgênicos, cujo impacto sobre o meio ambiente e mesmo sobre as estabilidade do DNA ainda não é de todo conhecida.
Outra aplicação dessa ciência vem de suaassociação à epidemiologia e toxicologia na medida que produzem estratégias de identificar os agentes mutagênicos, teratogênicos ou carcinogênicos que ameaçam a saúde das comunidades humanas e integridade dos ecossistemas

Comportamento e genética

O azismo tentou usar a genética para amparar sua teoria da superioridade ariana, considerando como seres inferiores os negros, ciganos, eslavos,retardados e deformados, justificando assim o seu envio para campos de extermínio, já a psicologia americana na época da segunda guerra mundial era radicalmente ambientalista, e em função da associação “nazismo-genética” afastou-se ainda mais dessa ciência. Admitir diferenças genéticas entre João e Pedro em habilidades cognitivas, por exemplo, seria aceitar os pressupostos que justificariam ofascismo e o racismo. O “determinismo genético” postula que certos aspectos nossa personalidade e nosso comportamento seriam definidos por nossos genes, de modo inescapável. Essa posição está completamente ultrapassada, sabemos hoje que todo comportamento depende, em maior ou menor grau, de fatores genéticos e de fatores ambientais, interagindo de maneira extremamente complexo. Os genes definem...
tracking img