Qual a import ncia do uso da eletr nica de potencia na gera o de energia el trica

366 palavras 2 páginas
1. Qual a importância do uso da eletrônica de potencia na geração de energia elétrica?
Maior eficiência menores perdas nos processos de conversão de energia e qualidade (energia limpa em termos de impacto ambiental ). Alem da vantajosa alternativa para o processamento de energia devido à baixa perda de energia no chaveamento somada a pouca necessidade de manutenção das chaves semicondutoras.
2. O que vem a ser um tiristor?
O tiristor é um dispositivo semicondutor de quatro camadas, de estrutura pnpn, com três junções pn. Ele possui três terminais denominados de: anodo, catodo e gatilho. O nome tiristor engloba uma família de dispositivos semicondutores que operam em regime chaveado, apresentando um funcionamento biestável.
3. O que é um SCR?
Retificador Controlado de Silício.
4. Qual é o principio de funcionamento de um SCR e qual é a sua potencial aplicação?
O tiristor é formado por quatro camadas semicondutoras, alternadamente p-n-p-n, possuindo 3 terminais: anodo e catodo, pelos quais flui a corrente, e a porta (ou gate) que, a uma injeção de corrente, faz com que se estabeleça a corrente anódica. A figura 2.1 ilustra uma estrutura simplificada do dispositivo. Se entre anodo e catodo tivermos uma tensão positiva, as junções J1 e J3 estarão diretamente polarizadas, enquanto a junção J2 estará reversamente polarizada. Não haverá condução de corrente até que a tensão Vak se eleve a um valor que provoque a ruptura da barreira de potencial em J2 [2.1]. Se houver uma tensão Vgk positiva, circulará uma corrente através de J3, com portadores negativos indo do catodo para a porta. Por construção, a camada P ligada à porta é suficientemente estreita para que parte dos elétrons que cruza J3 possua energia cinética suficiente para vencer a barreira de potencial existente em J2, sendo então atraídos pelo anodo. Desta forma, a junção reversamente polarizada tem sua diferença de potencial diminuída e estabelece-se uma corrente entre anodo e catodo, que poderá persistir mesmo

Relacionados

  • ATPS Circuitos El Tricos
    307707 palavras | 1231 páginas