Qual A Import Ncia Do Citocromo P450 Nas Intera Es Entre F Rmacos E Plantas

838 palavras 4 páginas
Qual é a Importância do Citocromo P450 nas Interações entre Fármacos e Plantas?
Excelente texto sobre interação plantas medicinais e medicamentos

Por Julino Soares

Em muitos países as reações adversas a medicamentos (RAMs) estão entre as principais causas de mortalidade, sendo as RAMs originadas de interações farmacológicas um importante fator de risco (WHO, 2004).

As interações podem ser causadas pela administração simultânea de outros fármacos, plantas medicinais, alimentos, álcool, tabagismo e até substâncias presentes no ambiente. E podem modificar o efeito de um fármaco de forma benéfica ou adversa pelo aumento do efeito farmacológico ou inibindo o seu efeito terapêutico (Morales-Olivas y Estañ, 2006; Sucar, 2007).

O conhecimento detalhado da biotransformação dos fármacos é fundamental para que se possa conhecer, em grande parte, seu comportamento farmacocinético e a variabilidade individual nas interações farmacológicas (Pelkonen et al., 1998).

A maioria dos medicamentos são biotransformados no fígado por sistemas enzimáticos, especialmente pelas enzimas do citocromo P450 (CYP). Estas enzimas são responsáveis pela inativação de xenobióticos (substâncias estranhas ao organismo) que estão presentes no ambiente, na dieta e/ou fármacos que poderiam se acumular causando toxicidade. Trata-se de um sistema de defesa essencial presente nos seres humanos e outras espécies (Gonzalez and Tukey, 2006).

Existem mais de 50 enzimas do CYP identificadas nos seres humanos, das quais, apenas 12 enzimas são reconhecidas como metabolizadoras de xenobióticos (pertencentes às famílias CYP1, CYP2 e CYP3), sendo que as enzimas mais ativas pertencem às subfamílias CYP2C, CYP2D e especialmente a CYP3A, onde a isoforma 3A4 é a mais abundante e está envolvida na biotransformação de cerca de 50% dos fármacos. Entretanto, fatores que modificam a expressão dessas isoenzimas e polimorfismos genéticos, por exemplo, resultam na diminuição ou aumento da capacidade de

Relacionados

  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas