Qual a função do direito na sociedade contemporânea?

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância
Polo Curso SERVIÇO SOCIAL Turma Módulo Tutor presencial/Professor Local Aluno (a) Data / / Semestre 8º DMI332-FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS, FILOSÓFICOS E ÉTICA RA NOTA DA PROVA

Orientações: Leia atentamente as perguntas e releia as suas respostas antes de entregar a prova A prova é individual, sendo permitida consulta apenas aomaterial didático pessoal. Não é permitido o empréstimo de materiais didáticos entre alunos. Sua permanência máxima é de 3 horas. A avaliação vale de zero a sete, sendo que as questões objetivas valem de zero a dois e as dissertativas de zero a cinco.

GABARITO PROVA REGULAR DE ADAPTAÇÃO Filosofia Aplicada e Ética Profissional 1. Assinale a afirmação correta. Tomás de Aquino, grande teólogo conseguiu,usando a razão, demonstrar, provar a existência : (0,20) a) Da Alma b) Da Razão c) Da Emoção d) De Deus e) Da Imagem

2. Assinale a afirmação correta. Para provar que o Sol é fixo e é o centro do Universo, Galileu Galilei fez uso da: (0,20) a) Da matemática e a biologia. b) Da matemática e da luneta. c) Da matemática e da antropologia. d) Da matemática e da Igreja. e) Da matemática e da química3. O Iluminismo enfatizava a razão e a ciência como formas de explicar o universo. Foi um dos movimentos impulsionadores do capitalismo e da sociedade moderna. Como se explica o nome Iluminismo? Assinale a alternativa correspondente: (0,20) a) O nome Iluminismo se explica porque os filósofos da época faziam muitas reuniões à luz de velas. b) O nome Iluminismo se explica porque os filósofos daépoca acreditavam ser pessoas iluminadas, acima do Bem e do Mal. c) O nome Iluminismo se explica porque os filósofos da época não acreditavam ser pessoas iluminadas, mas que precisavam de uma Iluminação Divina. d) O nome Iluminismo se explica porque os filósofos da época faziam muitas reuniões nas Igrejas e essas eram bem iluminadas. e) O nome Iluminismo se explica porque os filósofos da épocaacreditavam estar iluminando as mentes das pessoas.

4. Em relação a atuação do Assistente Social, assinale a alternativa correta: (0,20) a) A defesa dos direitos sociais e humanos, da democracia e da justiça social faz parte da luta dos assistentes sociais. b) Os assistentes sociais pouco tem ampliado sua atuação profissional nos espaços da questão social. c) Diante das demandas exige-se doprofissional somente uma atuação técnica, sem a necessidade de uma posição política. d) Diante das demandas exige-se do profissional somente uma atuação política, sem a necessidade de uma posição técnica. e) O assistente social não necessita de muita atenção para fatos e acontecimentos que marcam a história da sociedade, pois irá atuar apenas em instituições públicas.

5. O que é a Dúvida paraDescartes? Assinale a alternativa correta: (0,20) a) A Dúvida representa que a pessoa não está certo em relação a uma atitude a tomar. b) A Dúvida representa que a pessoa está diante de alternativas distintas. c) A Dúvida é uma passagem obrigatória porém provisória para se chegar até à verdade. d) A Dúvida representa que a pessoa está diante de alternativas semelhantes. e) A Dúvida é um indício de que apessoa está muito próxima do erro.

6. A Dialética se fragmenta em três momentos. Quais são eles? (0,50) Tese (em nosso exemplo, a revolução); Antítese (o terror subsequente); Síntese (o estado constitucional de cidadãos livres).

7. Ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado. Descreva o que é Ética e o que é Moral. (1,0) Ética é princípio. Emoral são aspectos de condutas específicas; Ética é permanente, moral é temporal; Ética é universal, moral é cultural; Ética é regra, moral é conduta da regra; Ética é teoria, moral é prática.

8. As leis criadas por Isaac Newton, são as leis que modelam o comportamento de corpos em movimento. Quais são essas leis? (1,0) 1ª lei Princípio da Inércia ; 2ª lei Princípio da mecânica ; 3º lei A lei...
tracking img