Qual a função da escola e o papel do professor?

“O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida. Mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender. Assim, oaluno pode aprender o avesso ou o diferente do que o professor quer ensinar. Ou aquilo que o mestre nem sabe que ensinou, mas o aluno reteve. O professor, por isso, ensina também o que não quer, algo deque não se dá conta e passa silenciosamente pelas paredes da sala.”
Afonso Romano de Sant’Anna
QUAL A FUNÇÃO DAESCOLA E O PAPEL DO PROFESSOR?
A função primeira da Escola é instruir, passar o conhecimento acumulado por várias gerações e trabalhar valores universais como companheirismo, cooperação, solidariedade,etc.
É função também da Escola propiciar situações de aprendizado ao aluno, para que ele, como sujeito do aprendizado, busque seu conhecimento através de incentivos e motivos para estar ali eparticipar de maneira ativa e dinâmica, construindo seu aprendizado tornando assim a sociedade de fato mais democrática, com cidadãos realmente alfabetizados, reflexivos, com condições reais de exercerem suaparticipação e cidadania conhecendo melhor seus direitos e deveres.
Finalmente, a Escola deve estar centrada no pleno desenvolvimento do educando, buscando maneiras de fazer este processoeducativo algo prazeroso e desafiador, pois é no convívio diário da Escola , que o aluno poderá gradativamente conhecer a si mesmo, o outro, e construir sua auto- imagem e identidade social.
O professor temum papel muito importante neste processo. O professor é aquele que instiga, que fomenta a aprendizagem.
O professor deve ter clareza de sua missão de educador, de agente facilitador doensino-aprendizagem e de profissional responsável pelo sucesso de seus alunos fora da Escola.
O professor não deve se achar o detentor do conhecimento e nunca colocar seu aluno em um patamar de inferioridade....