Qual a diferença entre solidariedade mecânica e orgânica?

Qual a diferença entre solidariedade mecânica e orgânica?
A solidariedade vem da divisão social do trabalho, a divisão do trabalho gera solidariedade. Assim, numa sociedade com pequena divisãodo trabalho (uma sociedade simples, não urbanizada, nas quais todas as pessoas realizam todas as tarefas de que precisam..) a solidariedade é menor, a coesão do grupo é menor, pois você nãoprecisa muito do trabalho do outro para viver. É a chamada solidariedade mecânica.
Ao contrário, quando mais a sociedade se diversifica, quanto maior a divisão do trabalho, maior são os laços que"unem" uma pessoa a outra, mais você depende das outras pessoas para, essa solidariedade é mais forte e é chamada de solidariedade orgânica.
Ha uma tendência ao aumento da divisão do trabalho e, porconseguinte, da preponderância da solidariedade orgânica sobre a mecânica, segundo Durkheim.

Qual é a relação que Weber estabelece entre o surgimento do capitalismo e a ética protestante?
ParaWeber, o capitalismo beneficia apenas a burguesia e serve para alienar o proletariado. O burguês usa de maquinas para aumentar a chamada mais valia (maquinário para produzir mais no mesmo períodode trabalho) e investe em tecnologia com isso também aumenta a reserva de mão de obra, pagando baixos salários e lucrando ainda mais. A reserva de mão de obra, pagando baixos salários e lucrandoainda mais.
*Um dos trabalhos mais conhecidos e importantes de Weber é A ética protestante e o espírito de capitalismo, no qual ele relaciona o papel do protestantismo na formação docomportamento típico do capitalismo ocidental moderno. Weber parte de dados estatísticos que lhe mostraram a proeminência de adeptos da Reforma Protestante entre os grandes homens de negócios, empresáriosbem-sucedidos e mão-de-obra qualificada. A partir daí, procura estabelecer conexões entre a doutrina e a pregação protestante, seus efeitos no comportamento dos indivíduos e sobre o desenvolvimento...