Qual escopo do grau de c m

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Grau de Companheiro, é o Grau dedicado à exaltação do Trabalho. De pouca relevância o tipo de trabalho. Imprescindível, entretanto, nos dias tumultuados de nossa atualidade, quando valoresinvertidos atropelam sem ressentimentos a Ética, que o trabalho seja prestado com respaldo nos melhores princípios da dignidade, que o ato de trabalhar seja praticado com a alegria do crescimento espiritual,pois o homem, na sua capacidade de errar e transgredir, esmera-se em arquitetar formas nada saudáveis e recomendáveis de “trabalhos” distantes de qualidades sublimes, exercidos unicamente com ointuito de provocar um enriquecimento rápido e sem causa, com a meta apenas de acumular a matéria.
O Companheiro exalta o trabalho, impõe ação aos instrumentos colocados à sua disposição, como o maço e ocinzel, a régua, o compasso e o esquadro, o prumo e o nível, a alavanca, aprendendo a manejá-los com habilidade e dedicação incontidas, buscando a abundância de espigas de trigo; transformando em PedraCúbica a Pedra Bruta que já desbastara; escalando a escada do aprimoramento espiritual; lançando-se às profundezas dos mistérios de sua existência; conhecendo o significado da letra “G”, vendo esentindo a Estrela Flamejante.
Não encarar como um castigo, o trabalho, é um sábio ensinamento e um grande e bom desafio. O preceito bíblico da transformação do suor e da força do trabalho em alimento,com uma carga evidente de suplício, teve lá sua razão de ser
No 2o Grau, o do Companheiro, o Aprendiz enceta cinco viagens dentro de sua Iniciação. A Iniciação segue a mesma alegoria da anterior, umpouco mais simples, vez que o Aprendiz não terá os olhos vendados.
O Companheiro já não é tão ignorante como o Neófito, e o conhecimento é simbolizado pela permissão de poder observar o que se passanas viagens; a ignorância era representada pela "cegueira" momentânea; o Neófito passara pela Iniciação completamente ignorante do que se passava.
As Iniciações não passam de uma demonstração...
tracking img