Qual é o papel do assistente social na politica neoliberal

Páginas: 11 (2660 palavras) Publicado: 18 de junho de 2011
Os conselhos gestores permitem aos cidadãos que se integrem na co-gestão administrativa e possam identificar e contribuir na eleição de políticas públicas que favoreçam a sua própria comunidade.
RESUMO
            Este artigo tem o propósito de discutir questões pertinentes à institucionalização da democracia participativa no Brasil, através da análise da participação popular no controle dasações governamentais. Neste contexto de gestão pública participativa, o papel dos conselhos gestores como instrumentos dialógicos de controle popular da Administração Pública permite aos cidadãos muito mais que a sua integração na co-gestão administrativa, pois admite que os mesmos possam identificar e contribuir na eleição de políticas públicas que favoreçam a realidade da própria comunidade a qualpertençam.
            Palavras-chave: democracia participativa; participação popular; conselhos gestores; políticas públicas.
            A abertura do novo viés democrático contemporâneo percebido pelo Estado brasileiro suscita algumas considerações referentes à atual conjuntura assumida pelos cidadãos no que se tem chamado de co-gestão da Administração Pública, tendo em vista que ainstitucionalização de instrumentos e procedimentos que permitam a vocalização da participação popular são cada vez mais indispensáveis para o fomento do processo de democracia participativa nos moldes constitucionais.
            Por essas razões é que se levanta a necessidade do entendimento da dinâmica de novos institutos que vêem sendo injetados para a construção de uma Administração Pública dialógica,em busca de resultados efetivos ao atendimento do interesse público, cuja nova identidade democrática impulsiona a abertura do discurso entre os cidadãos/administrados na busca do bem comum, proposta a qual se remete os denominados conselhos gestores.
            Analisar o papel que esses conselhos buscam assumir importa, inicialmente, na anuência de que funcionem como mecanismos de participaçãopopular na esfera da Administração Pública, haja vista o esforço de se promover a efetivação da democracia participativa no Brasil e o reconhecimento do desafio do cidadão ativo em sua missão de co-responsabilidade pela gestão pública, corroborando na assunção de novas políticas sociais.
Textos relacionados
• O acidente nuclear de Fukushima e as futuras gerações
• Afinal, para quem vãoos royalties de petróleo sob o regime de partilha de produção?
• Regulação e defesa da concorrência no setor aéreo
• Modalidades de dispensa de licitação: contratação direta para pesquisa e desenvolvimento originais e para soluções técnicas
• Análise da aplicabilidade do princípio da vedação à "reformatio in pejus" no processo administrativo
[pic][pic]            Isso significauma verdadeira ruptura em relação ao postulado historicamente subjugado aos cidadãos no que tange à sua perpetuada posição passiva outrora assumida por conta da imposição de regimes políticos antidemocráticos e repressores de qualquer forma de manifestação da opinião pública no âmbito de reivindicações perante o Poder Público, tal como se verifica nos tempos de governos autoritaristas do séculopassado, principalmente a ditadura militar estabelecida no pós-golpe de 1964. [01] Indubitavelmente, o grande giro da democracia brasileira lograda pela Constituição da República de 1988 foi a possibilidade de integração da sociedade civil no processo de discussão política, sobretudo na legitimação de fóruns para a eleição de políticas públicas prioritárias à gestão pública, o que antes, durante oapogeu do Estado centralizador e autoritário, tamanha abertura seria insustentável. [02]
            Diante dessa problemática, o presente artigo tem por objetivo analisar o papel dos conselhos gestores – canais de vocalização democrática – sob a perspectiva do controle popular sobre as políticas públicas no âmbito da gestão local. Para isso, é fundamental entender em que intensidade tais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o papel do assistente social
  • O PAPEL DA ASSISTENTE SOCIAL COMO GESTORA DA
  • Papel do assistente social
  • Analisando o papel do Assistente Social
  • Bulyng: o papel do assistente social
  • papel do assistente social
  • o papel do assistente social no hospital
  • O papel do assistente social na adoçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!