Qual é a diferença entre reprodução sexuada e assexuada?

Na reprodução sexuada há encontro de gametas e fusão dos genótipos de 2 indivíduos diferentes mas da mesma espécie.
Por exemplo o pólem masculino deuma planta fertiliza a oosfera feminina de uma outra planta, ou, o espermatozóide masculino de um animal fecunda o óvulo feminino de outro animal.Na reprodução sexuada nem sempre tem a cópula entre um ser e outro, ás vezes quem faz o transporte do gameta são outros seres como borboletas, abelhas,morcegos etc... polinizadores que tocam nas flores de flor em flor e vão fazendo a polinização.

Na reprodução assexuada não há troca de gametas, umindivíduo se divide em 2 e forma uma cópia idêntica a ele próprio.
É o caso por exemplo de bactérias que fazem a reprodução assexuada por bipartiçãoou cissiparidade, estrangula-se no meio e se divide em duas. Há também a reprodução assexuada por brotamento, você pega um galho de uma planta, essegalho produz raízes e se torna em outra planta igual à aquela de onde saiu o galho e forma um broto que gera outro indivíduo daquela espécie sem terhavido atividade sexual, a= não; assexuada = sem sexo.

*Entende-se que sexo é todo o procedimento que leva ao encontro do gameta masculino com ogameta feminino.

*Entende-se que reprodução é a produção de novos indivíduos e independe do método utilizado, a reprodução pode ser de duas formas:reprodução sexuada ou reprodução assexuada.

Obs. A clonagem é uma forma de reprodução assexuada porque na clonagem não existe encontro de gametas.
tracking img