Quais S O As Diferen As De Fun Es Do Banco Central Conselho Monet Rio Nacional E Comiss O De Valores Mobili Rios

594 palavras 3 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Mercado Financeiro Turma: C03
Ciências contábeis

Aluna: Thainara Pereira Pimenta

Brasil não pode parar
Leiam meu artigo e destaquem qual instrumento financeiro (título) eu proponho para destravar a economia brasileira.
O Brasil passa por um momento delicado de denúncias de lavagem de dinheiro e de queda de confiança da sociedade em geral, que se traduz em uma piora no nível de investimentos e de poupança. Este fato é preocupante para uma nação emergente que sonha em retomar um ritmo de crescimento sustentado compatível com a convergência para o padrão de vida das nações desenvolvidas. Será que seremos um país do futuro?
Uma sociedade que não poupa fica muito dependente de recursos extras para pagar suas contas, para realizar investimentos. A poupança doméstica brasileira, que já é considerada baixa pelo potencial de crescimento de nossa economia, está ficando magrinha. Em 2014, poupamos 15,8% do PIB e investimos 19,7% do PIB. Essa diferença entre poupança e investimento significa que tivemos que recorrer a 3,9% do PIB de poupança externa. Como é que se paga essa diferença? Com um déficit em conta corrente (saldo negativo na balança comercial e tomando dinheiro emprestado do resto do mundo). Tudo isso se traduz em maior vulnerabilidade da economia brasileira, dependência internacional, enfraquecimento do mercado interno.
Em uma economia que cresceu muito pouco a partir de 2011 e estagnou-se em 2014 (com perspectiva de contração entre 1% e 1,5% em 2015), o investimento estrangeiro direto salvou a pátria brasileira cobrindo 75% do déficit externo. Os investimentos públicos federais neste primeiro trimestre do ano sofreram um corte de 30%, o que implica colocar em banho-maria obras nos estados e municípios. A redução desses investimentos agrava as deficiências nacionais de infraestrutura e derruba o desempenho da economia.
Já sabemos que o Brasil não aproveitou os ciclos de aceleração da economia brasileira na era Lula,

Relacionados

  • Origem da moeda
    3049 palavras | 13 páginas
  • Narração,dissertação e descrição
    53099 palavras | 213 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas
  • 3000 QUEST ES Direito Civil
    528203 palavras | 2113 páginas