Cunho ilusório
Para explicar essa característica, gostaria de lembrar uma história que circula em algumas palestras em empresas:
Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para pegar as bananas, os cientistas atiravam um jacto de água fria sobre os que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco subia a escada, os outros o pegavam e enchiam de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.
Um segundo foi substituído e o mesmo o correu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal, o últimodos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.
Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
"- Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui."

Cunho empírico:
Talvez o melhor exemplo disso seriam as pessoas que moram em cidades do interior, onde as experiências entre eles são passadas de pai para filho. Todos usam e sabem quem funcionam, mas não conseguem explicar por quê, apesar usam.

Cunho imetódico:
Seria igual ao cunho empírico, mas cada um usa da sua maneira.



b) O que caracteriza o Funcionalismo, o Associacionismo e o Estruturalismo?

Funcionalismo: elaborado por William James (1842/1910) que teve a consciência como sua grande preocupação. Como ela funciona e como o homem a utiliza para adaptar-se ao meio.
Estruturalismo: elaborado [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Quais são as principais características do conhecimento científico em oposição ao senso comum? escolha três delas e explique-as.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-S%C3%A3o-As-Principais-Caracter%C3%ADsticas-Do/240545.html

MLA

"Quais são as principais características do conhecimento científico em oposição ao senso comum? escolha três delas e explique-as." TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-S%C3%A3o-As-Principais-Caracter%C3%ADsticas-Do/240545.html>.

MLA 7

"Quais são as principais características do conhecimento científico em oposição ao senso comum? escolha três delas e explique-as.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-S%C3%A3o-As-Principais-Caracter%C3%ADsticas-Do/240545.html>.

CHICAGO

"Quais são as principais características do conhecimento científico em oposição ao senso comum? escolha três delas e explique-as.." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-S%C3%A3o-As-Principais-Caracter%C3%ADsticas-Do/240545.html.