BRINQUEDOTECA
Considera-se a brinquedoteca no âmbito educacional, como espaço voltado às brincadeiras, possibilitando experiências para desenvolver os potenciais do educando. Como recursonecessário à construção de aprendizagens, da identidade, autonomia e das diferentes linguagens da infância. Mediando a aprendizagem no meio educacional. O brincar na escola com ações concretas que valorizam aatividade lúdica e o reconhecimento do aprender, brincar e criar, como sinônimos indissociáveis e essenciais ao desenvolvimento e interação social do educando.
Friedmann afirma que: “brincar é oponto fundamental para que o desenvolvimento de uma aprendizagem que valorize o desejo de aprender e tendo a criança como um ser integral” (FRIEDMANN apud RAUSCHKOLOB e SCHEIFLER, 1997, 150).
Abrinquedoteca deve ter um espaço com visual atrativo, que possibilite o desenvolvimento do brincar, imaginar, sentir, experimentar, conviver e aprender. O objetivo deste espaço é estimular a capacidadeimaginativa, explorar o lúdico e a espontaneidade por meio de brincadeiras, brinquedos, fantasias, espaço para leitura, jogos, um espelho é importante para que as crianças possam se maquiar, e provar suasfantasias, pois é brincando que a criança irá aprender. Podendo assim criar novas possibilidades que um ambiente organizado oportuniza, sendo ele composto por móveis de fácil manipulação.
Umabrinquedoteca traz uma diversidade de propostas e objetivos sendo flexíveis de acordo com o interesse e a realidade de cada uma. São vários os tipos de brinquedotecas podendo ser encontradas em diversoscontextos e nos mais diferentes lugares, todos possuem um objetivo específico, com um interesse em comum, o de resgatar a cultura lúdica e proporcionar experiência do brincar na vida das crianças.BRINQUEDOTECA NA ESCOLA: As brinquedotecas em escolas possuem objetivos que superam o campo da infância, abordando os pais e profissionais da educação. Procurando suprir as necessidades de materiais... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). “Quais são as possíveis contribuições da sociologia da educação no cotidiano da sociedade atual?”. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-S%C3%A3o-As-Poss%C3%ADveis-Contribui%C3%A7%C3%B5es-Da/463918.html

MLA

"“Quais são as possíveis contribuições da sociologia da educação no cotidiano da sociedade atual?”" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-S%C3%A3o-As-Poss%C3%ADveis-Contribui%C3%A7%C3%B5es-Da/463918.html>.

MLA 7

"“Quais são as possíveis contribuições da sociologia da educação no cotidiano da sociedade atual?”." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-S%C3%A3o-As-Poss%C3%ADveis-Contribui%C3%A7%C3%B5es-Da/463918.html>.

CHICAGO

"“Quais são as possíveis contribuições da sociologia da educação no cotidiano da sociedade atual?”." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-S%C3%A3o-As-Poss%C3%ADveis-Contribui%C3%A7%C3%B5es-Da/463918.html.