Quais propostas o novo plano nacional de educação propõe para a efetivação da inclusão?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimentos divertidos
Na EMEI, as atividades começam com a vivência das principais estruturas da dança. A

referência teórica é o bailarino e educador Rudolf Laban (1879-1958), que criou umaciência chamada coreologia. Para ele, dança é articulação entre dançarino, som, movimento e espaço - os dois últimos amplamente abordados em sala. Os pequenos compreendem o movimento - o que é, ondeocorre, como acontece e com quem se move - em jogos divertidos. Num deles, cada criança movimenta o amigo ao som da música.

Para tratar do espaço que cada um ocupa, as professoras abordam aspectos comoos plAnos (largura, profundidade, altura), as direções (à esquerda, à direita, à frente e ao fundo), a distância (perto ou longe) e os níveis da dança (alto, médio e baixo). "Os pequenos percebem quehá diferentes possibilidades de se mover ao som de uma música: podem estar agachados, sentados e até mesmo deitados no chão", exemplifica Samantha.

Outras questões relevantes para o projeto daescola estão ligadas às formas que o corpo adquire nas atividades. Uma possibilidade é o uso das tensões espaciais: se movimentar utilizando os vazios. Por exemplo, colocar uma das mãos na cintura epassar a outra por dentro. É o que se chama de perfuração. "As crianças adoram passam por entre as pernas dos colegas de várias formas diferentes", cita Samantha. Outro conceito desenvolvido é o depreenchimento - que se dá quando duas delas dão as mãos e outra se coloca no meio. Quando Samantha e as demais educadoras da EMEI trabalham as articulações - essenciais a qualquer movimento -, elasdistribuem bonecos dobráveis, que são colocados em diferentes posições, imitadas em seguida por todos.

Um dos resultados mais significativos do projeto foi a criação de danças para a festa junina. Ao somde compositores como o italiano Antonio Vivaldi (1678-1741), as crianças montaram coreografias para contar a importância cultural da data - todas diferentes da tradicional quadrilha, apresentada no...
tracking img