Discutir a educação, no Brasil, é algo meticuloso e complexo, considerando que as leituras feitas por intelectuais, acadêmicos, políticos partidários, sociedade civil e demais atores sociais são interpretadas de formas diferentes.
O novo documento do CONAE (Conferência Nacional de Educação) traz discussões relevantes para quesejam pensadas as novas políticas educacionais no Brasil a partir de 2011, haja vista tal documento balizar e fundamentar o novo Plano Nacional de Educação para a década de 2011/2020.
As políticas que sustentam teoricamente o funcionamento do ensino brasileiro são dadas conforme planos realizados pelos poderes de cada esfera seja elamunicipal estadual ou federal levando em conta os dados encontrados em Institutos de Pesquisa, a exemplo do INEP (Instituto de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Dessa forma, o norteamento dessas políticas se dá dentro de visões como a de equidade, categoria bastante defendida nas propostas, principalmente a partir de1990, estando em culminância nos últimos anos dessa década. O novo documento da CONAE foi desenvolvido a partir do tema: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. Este vem ao encontro das insatisfações da população em geral destacando-se que asconferências foram realizadas de forma articulada com a sociedade e que tal conferência está em um âmbito maior: O Sistema Nacional de Educação.
As propostas do documento da CONAE, realizada em Brasília no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, nos convida a um olhar sociológico no que diz respeito à explicação das necessidadeseducacionais brasileiras, onde volveremos o nosso olhar nos recortes dos eixos estruturados conforme as prioridades desencadeadas pela conferência e estabelecendo uma mediação dialética com os temas: melhoria, qualidade, equidade e igualdade.
Temos VI eixos no que se refere ao atual contexto educacional.
Eixo I: Papel do Estado [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 08). Quais propostas o novo plano nacional de educação propõe para a efetivação da inclusão?. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-Propostas-o-Novo-Plano-Nacional/310764.html

MLA

"Quais propostas o novo plano nacional de educação propõe para a efetivação da inclusão?" TrabalhosFeitos.com. 08 2012. 2012. 08 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-Propostas-o-Novo-Plano-Nacional/310764.html>.

MLA 7

"Quais propostas o novo plano nacional de educação propõe para a efetivação da inclusão?." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2012. Web. 08 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-Propostas-o-Novo-Plano-Nacional/310764.html>.

CHICAGO

"Quais propostas o novo plano nacional de educação propõe para a efetivação da inclusão?." TrabalhosFeitos.com. 08, 2012. Acessado 08, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-Propostas-o-Novo-Plano-Nacional/310764.html.