QUAIS OS PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS DA TEORIA SOCIOINTERACIONALISTA DE VYGOTSKY, PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL?

1019 palavras 5 páginas
QUAIS OS PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS DA TEORIA SOCIOINTERACIONALISTA DE VYGOTSKY, PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL?
Compreendemos melhor as ideias de uma pessoa quando conhecemos, mesmo em pequena proporção, a história de vida dela. Por termos esta consciência e acreditarmos ser verdadeira esta máxima, esta pesquisa, que é um estudo nos pressupostos da Teoria Sóciointeracionista de Vygotsky, está sendo elaborada, tendo como introdução, um breve histórico sobre a vida deste teórico.
Vygotsky, como é conhecido no mundo acadêmico, é um dos sobrenomes de Lev Semyonovitch Vygotsky, filho de uma família judia bem sucedida nasceu na Bielo-Rússia em 5 de novembro de 1896, morrendo aos 37/38 anos, vítima de tuberculose.Formou-se em literatura e direito na Universidade de Moscou,na Universidade Popular de Shanyavskii. Mais tarde, estudou também medicina.
Mesmo não tendo formação psicológica, o seu conhecimento e envolvimento com questões psicológicos acontece, primeiro, de forma indireta, através daPsicanálise, foi um grande pensador e cientista humano,e, podemos dizer, opioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Só veio a ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte.
Depois de ter terminado o curso em direito, retorna à Gomel, onde já havia sido professor, e lá começou a ministrar no curso de Psicologia no "Instituto de Treinamento de Professores" onde implantou um laboratório de Psicologia.
Dois fatores foram determinantes para o desenvolvimento dos estudos de Vygotsky: O contexto social vivido por ele - a Revolução Russa nos anos de 1917, bem como os estudos nas obras de Karl Marx e Friedrich Engels, a partir das proposições teóricas do materialismo histórico.
Como disse anteriormente, mesmo tendo formação em Direito, destacou-se em sua época por suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das obras de Arte.
O seu

Relacionados