Quais os limites e possibilidades do planejamento educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: Quais os limites e possibilidades do planejamento educacional?


RESUMO:

Compreende-se que o planejamento não esta relacionado com a mera rotina de programar, no que se refere aos órgãosencarregados desta atividade mo âmbito da área publica. A esse respeito Friedman (1988) afirma que “o planejamento não pode ser separado da política. A crença num planejamento ‘objetivo e neutro’baseado em metodologias cientifica é uma ilusão perigosa.”
Nesta perspectiva, o planejamento e a política caminham juntos, percebe-se que o ato de planejar não esta ligada a hábitos de fazer as coisassempre do mesmo modo principalmente na questão do setor publica. Logo, existe o planejamento a longo e médio prazo renomados pela literatura, que se a semelham a exercícios de especulação acadêmica paraver antecipadamente o futuro.
O planejamento tem que estar sempre envolvida com a política, ele visa o aspecto social porque ele deve sempre estar voltado para a sociedade. O planejamentotradicional sempre coloca as pessoas envolvidas no processo em segundo plano, fazendo com que as propostas de inovação em inúmeras vezes deixam de acontecer.
Diante disto, observa-se que o planejamento e apolítica não são simples assim eles deveriam andar juntos, mais na realidade essa situação não acontece. No governo do presidente Jose Sarney e de Fernando Collor de melo houve constantes mudanças napasta ministerial, provocando uma grande descontinuidade administrativa, este destaque se mantém.
Os métodos de planejamento das políticas nos tempos de transição diferem de governo para governo, sob agestão de Jose Sarney a nova republica, que estimulava mecanismos de planejamento participativo, que na década de 80 estava se destacando, e um exemplo da experiência da elaboração do III PlanoSetorial de Educação Cultural e Desporto (III PSECD).
Essas situações ultrapassaram as esferas envolvendo as secretarias estaduais de educação, e pela primeira vez ouve-se em evento denominado dia da...
tracking img