“Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um dos primeiros usos do conceito “estratégia” ocorreu aproximadamente no século IV a. C. pelo estrategista chinês Sun Tzu (A arte da guerra) que afirmava que todos os homens podem ver as táticaspelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas.
O vocábulo teve sua origem na Grécia antiga, significando inicialmente, “a arte dogeneral” (STEINER e MINER, 1981), adquirindo posteriormente uma conotação voltada para a guerra, denotando “General” (estratego) – “a arte e a ciência de conduzir um exército por um caminho”.(MEIRELLES, 1995).
O termo estratégia pressupõe um conjunto de medidas (plano) abrangentes que num tempo futuro visam a vantagem competitiva da organização. Uma somatória de esforços empreendidos nointento de desenvolver ou potencializar competências centrais (essenciais) tornando-as competências de vanguarda.
E quanto à tática? Ela assume características mais visíveis, pontuais, circunstanciais aáreas especificas da organização. Uma das acepções do termo tática: “método ou habilidade para saírem-se bem em empreendimentos, disputas, situações de vida, relativo a arranjo, organização,alinhamento, manobra hábil.” (Dicionário Houaiss).
Alguns exemplos de táticas: uma nova tecnologia (equipamentos computadorizados), implementação de metodologia (Sistema ISO), racionalização de produtos(pesquisa), modificação de portfólio (inovação), melhoria de competência (treinamento) e etc.
A estratégia se completa pela adoção de medidas táticas, que por sua vez, viabilizam-se através de medidasoperacionais levadas a termo nos nichos funcionais da empresa formando a cadeia de resultados: ações operacionais, ações táticas e ações estratégicas orientadas na dimensão temporal do curto ao longoprazo.
As ações operacionais (curto prazo), as ações táticas (médio prazo) e as ações estratégicas (longo prazo) orientadas, sequenciadas, articuladas e formalizadas compõem o conjunto de medidas que...
tracking img