Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social
Tempos Modernos, Serviço Social e Assistência Social no Brasil
Os primórdios da industrialização coincidem, não por acaso, com a intensificação do processo de urbanização, de sorte que, em todo o mundo, fábricas e cidades andam de mãos dadas.
O filme “Tempos Modernos” retrata, com humor e poesia, os anos iniciais pós- revolução industrial, enfatizando tanto as mazelas associadas à exagerada mecanização da produção fabril, quanto aquelas decorrentes do crescimento desordenado das urbes ainda em formação.
De um lado, a lógica capitalista incipiente impunha que o excesso de mão-de-obrafosse uma constante, de forma que trabalhadores pudessem ser, além de mal remunerados, substituídos a qualquer momento, sem que a produção industrial necessitasse ser, por qualquer motivo, interrompida.
De outo, as cidades industrializadas exerciam inegável atração aos trabalhadores rurais, que vivenciavam severas condições de trabalho no campo e nenhuma perspectiva de ascensão social.
Estava montado, portanto, o cenário que iria balizar o desenvolvimento do Ocidente até os dias atuais, com todos os seus aspectos positivos e negativos.
Ocorre que as longas jornadas de trabalho nas fábricas não eram menos duras do que o trabalho agrário, mas eram,certamente, alienantes, na medida em que cada trabalhador, individualmente, desconhecia todo o processo de transformação da matéria prima bruta em produto final. Diferente, pois, do trabalho artesanal ao qual os trabalhadores, mesmo aqueles já então vivendo nas cidades (sapateiros, ferreiros, ourives etc.), estavam habituados, uma vez que estes dominavam integralmente seus ofícios. A fragmentação do processo produtivo, ou o denominado “trabalho em migalhas” é talvez o aspecto mais emblemático da revolução industrial.
As precárias condições sanitárias e habitacionais vigentes nas cidades, por seu turno, contribuíam, expressivamente, para que a classe [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 08). “Quais concepções filosóficas estariam presentes nas práticas humanas atualmente, e, em especial, nas práticas sociais? que sentidos ou direções elas indicam?” todas as formas de violências contra as mulheres, crianças . TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-Concep%C3%A7%C3%B5es-Filos%C3%B3ficas-Estariam-Presentes-Nas/330951.html

MLA

"“Quais concepções filosóficas estariam presentes nas práticas humanas atualmente, e, em especial, nas práticas sociais? que sentidos ou direções elas indicam?” todas as formas de violências contra as mulheres, crianças " TrabalhosFeitos.com. 08 2012. 2012. 08 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-Concep%C3%A7%C3%B5es-Filos%C3%B3ficas-Estariam-Presentes-Nas/330951.html>.

MLA 7

"“Quais concepções filosóficas estariam presentes nas práticas humanas atualmente, e, em especial, nas práticas sociais? que sentidos ou direções elas indicam?” todas as formas de violências contra as mulheres, crianças ." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2012. Web. 08 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-Concep%C3%A7%C3%B5es-Filos%C3%B3ficas-Estariam-Presentes-Nas/330951.html>.

CHICAGO

"“Quais concepções filosóficas estariam presentes nas práticas humanas atualmente, e, em especial, nas práticas sociais? que sentidos ou direções elas indicam?” todas as formas de violências contra as mulheres, crianças ." TrabalhosFeitos.com. 08, 2012. Acessado 08, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quais-Concep%C3%A7%C3%B5es-Filos%C3%B3ficas-Estariam-Presentes-Nas/330951.html.