Quaetoes dissertativas de libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Pedagogia - 2º semestre - 2/2010

LIBRAS

Questões dissertativas

1. (0,25) A atividade avaliativa é uma forma de acompanhar o processo de aprendizagem desenvolvido acerca de um determinado assunto. Por isso, tendo em vista a importância de conhecer as principais abordagens educacionais, propomos a realização da atividade 5 do caderno de atividades, p. 225, a fim de aprofundar eenriquecer a compreensão do tema.

Resposta -
ORALISMO- treinamento auditivo, desenvolvimento da fala, leitura labial
COMUNICAÇÃO TOTAL – Inclui todos os modos lingüísticos: gestos criados pelas crianças, língua de sinais, fala, leitura orofacial, alfabeto manual, leitura e escrita.
BILINGUISMO: a modalidade bilíngüe é a proposta de ensino que sugere o ensino das duaslínguas no sujeito surdo.

2. (0,5) A atividade avaliativa é uma forma de acompanhar o processo de aprendizagem desenvolvido acerca de um determinado assunto. Por isso, tendo em vista a importância de conhecer as principais abordagens educacionais, propomos a realização da atividade 4 do caderno de atividades, p. 233, a fim de aprofundar e enriquecer a compreensão do tema.

Resposta - Ofato de que o surdo é um sujeito que produz cultura baseada na experiência visual requer uma educação fundamentada nesta sua diferença cultural. Com isto a Constituição que assegura o direito a diferentes expressões culturais no povo brasileiro, faz antever a necessidade de serem respeitados os direitos culturais dos surdos. Para tanto já há uma série de legislações em relação à educação do surdo,bem como em outros espaços sociais onde o surdo interage adquirindo o conhecimento, garantindo sua fundamentação cultural,. Na sociedade brasileira a legislação sobre os surdos é presente e de forma abundante. Isto faz antever a presença de uma serie complexa de legislações que não são para a exclusão, a captura, mas para o pleno direito à diferença. Estas legislações estabelecem alguns fatosobrigatórios por exemplo a educação especial, a educação inclusiva que, mesmo não garantindo o acesso à cultura surda, garantem o direito à educação. Mas também há legislação que estabelece o momento de uso pleno do direito cultural de acordo, seja ela Constituição Brasileira, seja com as demais leis educacionais. O último decreto governamental 5.626 de 22 de dezembro de 2005 trouxe importantesinovações para a fundamentação da educação de surdos. Inclusive identifica os surdos como aqueles que interagem com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua de sinais.
Paralelamente a esta legislação surge um contraste marcante onde alguns conflitos se situam em diferentes contextos teóricos como a educação especial que acompanha a teoriamoderna; o bilingüismo fruto da teoria critica e o uso de língua de sinais e cultura surda fruto da teoria cultural em educação de surdos. Não obstante as diferentes concepções que levam a avanços ou recuos, os surdos brasileiros estamos bem protegidos por leis que servem de fundamentos a educação.
Há ainda algumas legislações controversas à cultura surda, como por exemplo: educar a audição, estacontestada pratica de responsabilidade da área da saúde e não da educação, mesmo esteja longe de atender ao legado cultural e que mais se serve para o intercultural surdo também é protegida por lei.
No Brasil, a língua de sinais é oficial como língua de uso dos surdos. É garantida pela lei 10.436, de 24 de abril de 2002 e é interessante notar também que quase todos os Estados brasileiros já têm em seuquadro a lei que defende língua de sinais e a torna de uso oficial nestes Estados. Sobre a oficialização da língua de sinais a nível nacional, ela já era garantida pelo Congresso Nacional em 1996 através do decreto:
Art. 1º - A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 26-B:
"Art. 26-B - Será garantida às pessoas surdas, em todas
as etapas e...
tracking img