Quaetoes dissertativas de libras

1034 palavras 5 páginas
Curso: Pedagogia - 2º semestre - 2/2010

LIBRAS

Questões dissertativas

1. (0,25) A atividade avaliativa é uma forma de acompanhar o processo de aprendizagem desenvolvido acerca de um determinado assunto. Por isso, tendo em vista a importância de conhecer as principais abordagens educacionais, propomos a realização da atividade 5 do caderno de atividades, p. 225, a fim de aprofundar e enriquecer a compreensão do tema.

Resposta - ORALISMO- treinamento auditivo, desenvolvimento da fala, leitura labial COMUNICAÇÃO TOTAL – Inclui todos os modos lingüísticos: gestos criados pelas crianças, língua de sinais, fala, leitura orofacial, alfabeto manual, leitura e escrita. BILINGUISMO: a modalidade bilíngüe é a proposta de ensino que sugere o ensino das duas línguas no sujeito surdo.

2. (0,5) A atividade avaliativa é uma forma de acompanhar o processo de aprendizagem desenvolvido acerca de um determinado assunto. Por isso, tendo em vista a importância de conhecer as principais abordagens educacionais, propomos a realização da atividade 4 do caderno de atividades, p. 233, a fim de aprofundar e enriquecer a compreensão do tema.

Resposta - O fato de que o surdo é um sujeito que produz cultura baseada na experiência visual requer uma educação fundamentada nesta sua diferença cultural. Com isto a Constituição que assegura o direito a diferentes expressões culturais no povo brasileiro, faz antever a necessidade de serem respeitados os direitos culturais dos surdos. Para tanto já há uma série de legislações em relação à educação do surdo, bem como em outros espaços sociais onde o surdo interage adquirindo o conhecimento, garantindo sua fundamentação cultural,. Na sociedade brasileira a legislação sobre os surdos é presente e de forma abundante. Isto faz antever a presença de uma serie complexa de legislações que não são para a exclusão, a captura, mas para o pleno direito à diferença. Estas legislações estabelecem alguns fatos

Relacionados