Quadro sintese de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS – CORRENTES/CONCEPÇÕES BEHAVIORISMO PSICOGÊNESE SOCIOINTERACIONISMO
A Nome da Teoria O estudo do comportamento, dentro da Psicologia. Epistemologia genética. Sócio cultural.
B Autor principal JohnB. Wathson Jean Piaget Vygotsky
C Foco principal do estudo O foco dessa Psicologia, segundo a qual deve ser o estudo do comportamento observável dos indivíduos interagindo com o ambiente queos rodeia. Procura explicar como se desenvolve o raciocínio lógico, enfocando o gênese do conhecimento. Piaget teve como principal objetivo estudar o sujeito epistêmico, buscou compreender os processos de pensamento presentes desde a infância até a idade adulta. O foco está na interação, a aprendizagem dá-se em conceitos históricos, sociais e culturais e a formação de conceitos científicos dá-se apartir de conceitos cotidianos. Desta forma o conhecimento real da pessoa é ponto de partida para o conhecimento potencial, considerando o conceito sócio-cultural.
D Concepção quanto ao(s) elemento(s) que mais influencia(m) o desenvolvimento humano É o conjunto de reações concretas e observáveis no indivíduo, que derivam da relação complexa entre diferentes estímulos provenientes do meio físicoem que está inserido o sujeito, dando-se em função da situação. Seria possível então ao psicólogo, através do estímulo, prever o comportamento que lhe estaria associado.


As concepções, convém destacar que a aprendizagem não foi o foco de estudo de Piaget e sim a gênese do conhecimento, como se desenvolve o raciocínio lógico dos indivíduos, quais os processos mentais envolvidos numa situaçãode resolução de problemas.

A psicologia do desenvolvimento estuda como se originam e como se desenvolvem as funções psicológicas que distinguem o ser humano dos outros animais. Preocupa-se em estudar a evolução da capacidade perceptual e motora, das funções intelectuais, da sociabilidade e da afetividade.


E Fonte de conhecimento para o homem
BEHAVIORISMO; CONHECIMENTO .
Nestatentativa de definir o behaviorismo como uma proposta científica, é priorizada a descrição dos seus valores fundamentais, sua visão do homem e do universo, sua definição do conhecimento, suas estratégias semânticas e sua atitude frente à noção de verdade científica Os pressupostos da abordagem são esboçados de forma a possibilitar a comparação com outras abordagens científicas dentro da psic .. ão entreas variedades radical e metodológica, exploramos as contradições inerentes ao movimento e as implicações potenciais destas para sua identidade como abordagem e para suas direções futuras (AU) .
Nas relações causais mais primitivas de uma criança, certos aspectos parecem favorecer uma experiência externa, enquanto outros admitem a causalidade ser conseqüente de uma ação interna. (258)Posteriormente no desenvolvimento da criança, apenas, se percebe que a causalidade é essencialmente a assimilação de seqüências às ações do sujeito, quando, então, ela se desenvolve em função de sua própria composição, aquela das operações lógico-matemáticas, a que se fez referência na introdução. (258-9) [Ex. do berço e cordões e da água com açúcar] Na conclusão da gênese e evolução da causalidade dentro dodesenvolvimento individual, Piaget aponta para que o desenvolvimento da causalidade consiste reciprocamente em uma assimilação primeiramente egocêntrica das modificações do real às ações do sujeito e, depois, de uma assimilação descentralizada dessas operações propriamente ditas. Em Vygotsky, ao contrário de Piaget, o desenvolvimento –
principalmente o psicológico/mental (que é promovido pelaconvivência social,
pelo processo de socialização, além das maturações orgânicas) – depende da
aprendizagem na medida em que se dá por processos de internalização de
conceitos, que são promovidos pela aprendizagem social, principalmente
aquela planejada no meio escolar1.
Ou seja, para Vygotsky, não é suficiente ter todo o aparato biológico da
espécie para realizar uma tarefa se o indivíduo...
tracking img