Quadro sintese – behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUADRO SINTESE – BEHAVIORISMO

A) NOME DA CORRENTE/TEORIA –
Behaviorismo; vem do termo inglês “behavior” que significa comportamento. Também chamado de Comportamentalismo, TeoriaComportamental, Analise Experimental do Comportamento, Analise do Comportamento.
B) AUTOR PRINCIPAL DA CORRENTE/FUNDADOR
- John Broadus Watson, 1878-1958; Behaviorismo.
C) FOCO PRINCIPAL DO ESTUDO DACORRENTE/TEORIA
- “Resposta” e “ Estimulo”, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o individuo e o ambiente; as ações do individuo são respostas aos estímulos causados pelo ambiente ondevive, onde ele é criado. O comportamento é a base da Psicologia na teoria Behaviorista. Todo comportamento é adquirido durante a vida do individuo.
D) CONCEPÇÃO DA CORRENTE/TEORIA, QUANTO A (OS)ELEMENTO(S) QUE MAIS INFLUENCIA(M) O DESENVOLVIMENTO HUMANO

E) FONTE DE CONHECIMENTO PARA O HOMEM
- Através da Teoria Comportamental foi possível transformar a Psicologia em uma ciência empírica. Foramutilizados experimentos feitos em diferentes sujeitos – primeiro em ratos, gatos e pombos, depois em seres humanos, principalmente bebês e crianças- e ambientes diferentes, e ainda que muitos questionemseus métodos observáveis, foi possível mensurá-la e tratá-la como ciência.
F)VISÃO DE HOMEM
- Visão de homem objetivo. Todo ser é produto do meio em que vive.

G INFLUENCIA/EFEITOS/APLICAÇÃODA TEORIA NA EDUCAÇÃO
- premiações para boas notas; olimpíadas de ensino; castigo para alunos ruins; estudantes dependendo de incentivos para aprender e cumprir tarefas; grade curricular organizadapor temas em seqüência; bolsa de estudos para alunos com notas altas; currículos valorizados.

H) PAPEL DA EDUCAÇÃO/PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO HUMANO-
Ensinar o valor de ser inteligente. Quantomais aprender maior os benefícios. Se não tiver diploma, não consegue bons empregos. O incentivo demonstra que aprender faz bem.
I) PRINCIPAIS CRITICAS FORMULADAS À CORRENTE/TEORIA
- Castigos físicos...
tracking img