Quadro comparativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARTILHA











ARACI-BA
2012
DÉBORA CERQUEIRA FERREIRA DOS SANTOS
JOCIARA DANTAS DOS SANTOS
JOSÉ FERNANDO ALVES DOS SANTOS
LUSIVANIA BARRETO MATOS
MILENE MATOS DE SANTANA





Trabalho VAVS, solicitado pela FTC-EaD como pré-requisito parcial da disciplina Estágio Supervisionado no ensino fundamental, etapa 2, sob orientação da tutora, Delzuita deSantana, do curso de Licenciatura em Pedagogia.


CARTILHA

ARACI-BA
2012
CARTILHA

APRESENTAÇÃO

O texto apresenta algumas abordagens sobre a forma de avaliação escolar, a visão que os professores têm sobre o tema e traz à luz da discussão uma reflexão para essa prática de abordagem nos limites da sala de aula e a importância da avaliação no contexto escolar, enfatizando as váriasformas de serem aplicadas. Podemos perceber a importância e a necessidade de compreendermos a avaliação realmente como um processo em movimento e assim, sucessivamente a cada novo ciclo de avaliação realizado foi possível perceber um novo mundo se desvendando e se transformando, já que avaliar é um processo que exige comprometimento por parte de todos os envolvidos, pois somente assim a avaliação nãose tornará um mecanismo seletivo e excludente, mas sim o desafio de construir novas práticas que se aproximem cada vez mais do educando.

INTRODUÇÃO

Muito se tem discutido e falado a respeito da avaliação do ensino, que nada mais é que uma importante ferramenta, haja vista que seu emprego, se bem utilizada,  vem ao encontro da melhoria dos serviços no ensino.
 Em nosso cotidiano estamosconstantemente avaliando e sendo avaliados por aqueles que conosco estabelecem processos de interação, mesmo que muitas vezes não o percebamos conscientemente. Há, entretanto, um espaço onde essa avaliação determina muitas vezes o destino dos sujeitos: a escola. A avaliação escolar é explicitada através das notas que os alunos conseguem obter, porém, a forma pela qual essa avaliação é representadapelos professores, frequentemente vem provocando sérios prejuízos àqueles que a ela são submetidos.

1- Avaliar: Um dos maiores desafios para o professor

Nos dias de hoje, a avaliação da aprendizagem não é algo meramente técnico. Envolve auto-estima, respeito à vivência e cultura própria do indivíduo, filosofia de vida, sentimentos e posicionamento político. Embora essas dimensões não sejamperceptíveis a todos os professores, observa-se, por exemplo, que um professor que usa o erro do aluno como ponto inicial para compreender o raciocínio desses educando e rever sua prática docente, e, se necessário, reformulá-la, possui uma posição bem diversa daquele que apenas atribui zero àquela questão e continua dando suas aulas da mesma maneira. Do mesmo modo, o educador que faz uso deinstrumentos de avaliação diversos para, ao longo de um período, acompanhar o ensino-aprendizagem, é diferente daquele que se restringe a dar uma prova ao final do período.

2- Avaliação conceitos e objetivos

A avaliação não é um processo apenas técnico, é um procedimento que inclui opções, escolhas, ideologias, crenças, percepções, posições políticas, vieses e representações, que informam oscritérios através dos quais será julgada uma realidade. A avaliação do aproveitamento de alunos, por exemplo, pode basear-se em critérios reduzidos, apenas à memorização de conteúdos, ou pode basear-se em critérios que visem ao crescimento pessoal dos alunos, no que diz respeito as suas atitudes, liderança, conscientização crítica e cidadã. Esses critérios se originam de opiniões acerca do que seentende por educação, e vão direcionar o julgamento de valor acerca do desempenho daqueles alunos. O educador deve ter uma posição de não neutralidade envolvida na escolha dos critérios para o julgamento de valor e na escolha daquilo que se deseja julgar, a avaliação, como dissemos anteriormente, envolve mais do que uma simples contemplação. Ela requer tomada de decisão. Conforme Luckesi (1996),...
tracking img