Quadrinhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Retrato 
Cecília Meirelles
Eu não tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha  este coração
Que nem se mostra.
 
 Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face? 

Questões sobre o texto 
1. No poema “Retrato”, nota-se  a presença da primeira pessoa, o eu lírico descreve o seu próprio rosto.
a.  O eu lírico não mais reconhece o rosto como sendo seu, ao afirmar no primeiro verso  “Eu não tinha este rosto de hoje”.
Quais palavras, nesse verso intensificam essa ideia de estranhamento?
b. Transcreva os adjetivos da primeira estrofe quecaracterizam o substantivo rosto.
c. Pode-se dizer que a mudança ocorrida com o eu lírico é apenas física, ou ocorre também em seu íntimo, em sua personalidade? Justifique sua resposta.
2. Observe o segundo verso:  “Assim calmo, assim triste, assim magro.” A repetição da palavra  “assim” dá um ritmo lento a esse verso.
Qual a relação do ritmo do verso  com a mudança sugerida no rosto do eu lírico?3. Nos dois últimos versos da primeira estrofe, a constatação do eu lírico  continua.
Como são caracterizados os olhos e os lábios?
4. Observe a segunda estrofe.
a. Nos dois primeiros versos, o eu lírico observa a mudança ocorrida em suas mãos, partes significativas e simbólicas do corpo e que simbolizam força e luta pela vida.
Como as mãos são caracterizadas no poema?   Pode-se deduzircomo elas eram no passado?  Por quê?
b. Nos dois últimos versos,  o eu lírico descreve seu coração, metáfora para os seus sentimentos.
Quais são os adjetivos usados para mostrar como  eram seus sentimentos antes?  E quais foram empregados para mostrar como eles estão agora?
5. Na terceira estrofe, no primeiro verso, o eu lírico percebe e assume que mudou fisicamente e interiormente.Transcreva os adjetivos usados para marcar  como  o eu lírico vê essa mudança.
6. Comente o questionamento do eu lírico nos dois últimos versos da última estrofe.
7. Discuta com seus colegas sobre o papel dos adjetivos no poema de Cecília Meireles, cuja temática trata da transitoriedade  da vida e da fugacidade do tempo.
Texto 2
Açaí



Pequeno, redondo e de cor azul-noite, quasenegro, o açaí pode ser considerado a pérola da Amazônia.
O açaizeiro faz parte da família das palmáceas. Esta palmeira brasileira é uma planta que se desenvolve próxima aos ribeirões, rios, igapó, várzea e nas matas de terra firme, e com menos freqüência, em terrenos mais afastados e locais pantanosos. Ocorre predominantemente na região Norte, principalmente nos estados do Pará, Amapá, Maranhão eTocantins. Palmeira delgada e alta que pode atingir uma altura de 20 a 25 metros. O açaizeiro apresenta farta perfilhação e alcança, no estado nativo, a 20 palmeiras por "touceira" (das quais pelo menos três em produção). Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, representando de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira (em duas safras) e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano. Ostroncos são lisos, roliços, longos, de cor clara, sem espinhos.
A palmeira do açaí apresenta folhas grandes, compridas e recortadas em tiras, de cor verde-escura, atingindo até 2 metros de comprimento. As folhas são usadas na cobertura das casas. Cachos de flores miúdas amarelas, surgem predominantemente de setembro a janeiro, podendo aparecer quase o ano todo.



Frutos pequeninos,redondos, roxos, quase pretos agrupados em cachos pendentes. Tem um caroço grande, e muito pouca polpa. O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de um trançado de folha amarrado aos pés - a peconha.
Frutificação de outubro a janeiro.


Questões sobre o texto.
1. Os adjetivos e  locuções adjetivas são usados para delimitar ou determinar o  sentido do substantivo.
Observe:...
tracking img