Qu Mica A Ess Ncia Da Vida Hidr Xido De C Lcio

596 palavras 3 páginas
Hidróxido de Cálcio
O Hidróxido de cálcio, de fórmula Ca(OH)2, apresenta­se como um sólido branco, pouco solúvel em água e que se decompõe pelo aquecimento. A solução aquosa dessa base é chamada de água de cal.

Esse composto recebe também a denominação de cal apagada ou cal extinta e o seu preparo é feito através do óxido de calcio (chamado cal virgem) em reação com a água:
CaO + H2O ­­­­­­­> Ca(OH)2
Como se trata de uma base barata, ela encontra uma série de aplicações, entre as quais: preparo de hidróxidos de metais alcalinos e de amônio e da cal clorada (usada no branqueamento de tecidos), refino de açúcar e preparo de argamassa.

cal + cimento + água
A argamassa consiste fundamentalmente numamistura de cal apagada e areia, à qual se adiciona água, produzindo uma pasta. Essa pasta vai aos poucos endurecendo, deviso à evaporação da água e subsequente reação do hidróxido de cálcio com o gás carbônico do ar (CO2), que penetra pelos poros da pasta. Dessa reação forma­se o carbonato de cálcio: Ca(OH)2 + CO2 ­­­­­­­­> CaCO3 + H2O
É também usada na aqricultura para a correção de solos ácidos e no tratamento de água e esgoto.
CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO
O hidróxido de cálcio apresenta­se como um pó branco, alcalino ( pH 12,8 ), pouco solúvel em água (solubilidade de 1,2 g/litro de água, à temperatura de 25º C). Trata­se de uma base forte obtida a partir da calcinação ( aquecimento) do carbonato de cálcio, até sua transformação em óxido de cálcio (cal viva). Com a hidratação do óxido de cálcio chega­se ao hidróxido de cálcio e a reação entre este e o gás carbônico leva à formação do carbonato de cálcio, podendo tais reações assim serem representadas:
CaCO3(s) ­­­> CaO + CO2(g)
CaO(s) + H2O ­­­> Ca(OH)2(s)
Ca(OH)2(s) + CO2(g) ­­­> CaCO3(s) + H2O s = sólido, g = gás e l = líquido.
As propriedades do hidróxido de cálcio derivam de sua dissociação iônica em íons cálcio e íons hidroxila, sendo que a ação destes íons sobre os tecidos e as

Relacionados

  • REVIS O 1SEMESTRE2014
    16300 palavras | 66 páginas
  • Agua
    5741 palavras | 23 páginas
  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas
  • Manual do eletricista
    33941 palavras | 136 páginas