Química

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Departamento de Química e Exatas – DQE
Química Inorgânica Experimental I
Professora: Dr. Renê Alexandre.

Reatividade dos sais de cobre, cobalto, níquel e zinco frente à amônia.
Discentes: Jurandir Rocha, Vagner Silva, Gabriel Oliveira.



Relatório apresentado á disciplina química inorgânica experimental II, do curso de graduação emLicenciatura em Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB, campus de Jequié, ministrada pelo docente Renê Alexandre, para fins Avaliativos.

Jequié
Março de 2010
Introdução
A matéria encontra-se em permanente transformação. Certas transformações conduzem a variações drásticas na composição química das espécies, por meio de ruptura e formação de ligações interatômicas,quase sempre acompanhadas de trocas energéticas com o ambiente. Os elementos de transição exibem uma tendência inigualada de formar compostos de coordenação com bases de Lewis, isto é, com grupos capazes de doar um par de elétrons, esses denominam ligantes, uma evidencia é a mudança na coloração na maioria das reações.. São transformações geralmente descritas através de equações químicas erecebem a denominação específica de reações químicas. Transformações de estado como, por exemplo, fusão, ebulição, sublimação, condensação e solidificação, também envolvem ruptura e formação de ligações, porém estas não alteram a composição química das espécies. Neste caso, as ligações rompidas ou formadas são ligações intermoleculares ou, mais genericamente, interpartículas enquanto, nasreações químicas, são rompidas e/ou forma das ligações intramoleculares ou intrapartículas (partículas, no caso, podem ser moléculas ou íons). Quando um sólido iônico é dissolvido em um líquido (geralmente água), as interações com o solvente conduzem à formação de íons solvatados, com características bastante distintas das exibidas no retículo iônico. Inúmeros fatores influem na estabilidade dos íonsem solução. Quando os compostos iônicos são pouco solúveis, a concentração de seus íons, na solução, é baixa. Assim, quando pelo menos um desses íons é introduzido na solução em quantidades mais altas do que as produzidas normal mente pela dissolução parcial do sal, o que se verifica é uma rápida associação do mesmo com o contra-íon pré-existente na solução, formando o composto poucosolúvel. Muitos compostos covalentes são capazes de produzir íons em solução, de maneira semelhante aos compostos iônicos. Os ácidos e as bases fracas são exemplos típicos destes compostos. Quando a extensão em que ocorre a ionização é baixa, os compostos são ditos pouco dissociados. Neste caso, a mistura de quantidades excessivas desses íons em solução é sempre acompanhada de sua rápida associação,formando o produto pouco dissociado. Produtos pouco dissociados podem ser água, ácidos e bases fracos e complexos. Ao lado das reações de associação ou de combinação acima discutidas os íons, átomos e moléculas podem perder ou ganhar elétrons, oxidando-se ou reduzindo-se, respectivamente. Estas transformações exigem sempre a presença simultânea de um doador e de um receptor de elétrons.O cobalto (do alemão Kobold, duende, demônio das minas) é um elemento químico , símbolo Co, número atômico 27 (27 prótons e 27 elétrons) e massa atómica 59 uma, encontrado em temperatura ambiente no estado sólido.
É um metal de transição situado no grupo 9 (8B) da Classificação Periódica dos Elementos. É utilizado para a produção de superligas usadas em turbinas de gás de aviões, ligasresistentes a corrosão, aços rápidos, carbetos e ferramentas de diamante. O Co-60, radioisótopo é usado como fonte de radiação gama em radioterapia, esterilização de alimentos ( pasteurização).
O cobalto é um metal duro , ferromagnético, de coloração branca azulada. Sua temperatura de Curie é de 1388 K. Normalmente é encontrado junto com o níquel, e ambos fazem parte dos meteoritos de ferro. É um...
tracking img