Química orgânica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO – QUÍMICA ORGÂNICA

Orbitais Atômicos
Orbitais f quase nunca são utilizados na Química Orgânica, assim como os orbitaisd. Os orbitais que com certeza nos interessam são o s e o p, pois são os mas importantes na construção das moléculas orgânicas e por isso o foco maior são neles.
Orbital é a região onde temosuma maior probabilidade de se achar um elétron.
Algumas características:
- O orbital que corresponde ao nível de energia mais baixo é denominado 1s.
- O orbital 2s é o de energiaimediatamente maior, porém mais instável devido a sua maior distância entre o núcleo e o elétron.
A configuração eletrônica é o modo como os elétrons se distribuem no átomo, e possui algumas regras:
1)Princípio de construção: Os orbitais de menor energia são preenchidos em primeiro lugar.
2)Princípio de exclusão: “Só pode existir dois elétrons em um orbital, e somente se os spins foremopostos(emparelhados)”
3)Regra de Hund:Quando existem orbitais de mesma energia, cada orbital será preenchido inicialmente com um elétron. Somente depois do último orbital preenchido com seu primeiro elétron éque começa o se colocar em cada orbital seu segundo elétron, com spin contrário ao primeiro.

Orbitais Moleculares
Para formar umaligação entre átomos, cada um de seus orbitais deve se sobrepor um ao outro, formando um único orbital. Orbitais moleculares são regiões onde são englobados dois ou mais núcleos, onde elétrons podemser encontrados.
 

Teoria da Hibridização
[pic]
De acordo com a distribuição eletrônica do carbono acima, ele deveria realizarapenas duas ligações no máximo. Porém, como se sabe, o carbono é tetravalente(faz quatro ligações), ou seja, esse modelo dos orbitais não explica o caso do carbono.
Então foi criada a teoria da...
tracking img