Química na engenharia mecatrônica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de São João del-Rei
Campus Alto do Paraopeba
Engenharia Mecatrônica – 1°Semestre
Disciplina: Estruturas Atômicas, Moleculares e Cristalinas
Aluno:

A Química na engenhariamecatrônica

A mecatrônica é uma área que utiliza as tecnologias de macânica, eletrônica e a tecnologia da informação para fornecer produtos, sistemas e processos melhorados, sendo uma das áreasmais novas da engenharia.
Segundo o Comitê Assessor para Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Comunidade Européia (IRDAC) “Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com aeletrônica e o controle inteligente por computador no projeto de processos e de manufatura de produtos”.
A Química está ligada no exercício da mecatrônica no tocante a conhecimentos aprofundados emmateriais, suas ligas e propriedades físico-químicas. Tais características são fundamentais e determinarão a vida útil de um equipamento ou dispositivo mecatrônico.
Outra interação da química com amecatrônica está presente diretamente na indústria petroquímica, no desenvolvimento e otimização dos sistemas envolvidos no processamento e refino do petróleo bruto.
Mais um exemplo da aplicação daquímica na mecatrônica se encontar na indústria alimentícia. Essa interação pode ser evidênciada no desenvolvimento de novas máquinas na linha de produção tomando como referência as necessidades relativasas propriedades químicas dos alimentos que serão produzidos.
Outra aplicação da química na engenharia mecatrônica se encontra na indústria automobilística. Se não fosse essa interação os carros dehoje ainda pesariam cerca de 3 toneladas, porque os componentes usados na sua construção seriam de ferro e aço e não de materiasi sintéticos (polímeros) de alta resistência.
Os conhecimentos dainteração da química na mecatrônica podem ser de grande utilidade na medicina, através, por exemplo, da formulação de modelos matemáticos de sistemas biológicos, incluindo a fisiologia de órgãos...